Número de passageiros nos aeroportos com redução ligeira em fevereiro

Os aeroportos nacionais movimentaram 4,3 milhões de passageiros em fevereiro, correspondendo a uma diminuição de 0,5%, face ao mesmo mês de 2024, avançou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

© D.R.

Segundo as estatísticas rápidas do transporte aéreo, foram ainda movimentadas nos aeroportos do país 19,1 mil toneladas de carga e correio, refletindo uma diminuição de 2,6%, em termos homólogos.

Após um máximo mensal histórico no mês de janeiro, em fevereiro verificou-se um ligeiro decréscimo mensal do número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais, mas, em termos de chegadas, registou-se o desembarque médio diário de 78,6 mil passageiros em fevereiro, valor 2,6% superior ao registado em fevereiro do ano passado (76,6 mil).

Nos primeiros dois meses deste ano, o aeroporto de Lisboa movimentou 55,8% do total de passageiros (4,8 milhões), mais 2,1% comparando com os primeiros dois meses de 2024.

O aeroporto de Faro registou um crescimento de 3,6% no movimento de passageiros (674,6 mil; 7,9% do total) e o aeroporto do Porto concentrou 22,9% do total de passageiros movimentados (cerca de 2,0 milhões), aumentando 2,2%.

França foi o principal país de origem e de destino dos voos nos primeiros dois meses deste ano, com crescimentos no número de passageiros desembarcados e embarcados face ao mesmo período de 2024 (+2,4% e +0,6%, respetivamente), seguindo-se o Reino Unido e Espanha.

Últimas de Economia

Os contribuintes continuam hoje sem conseguir aceder ao Portal das Finanças, cujos sistemas informáticos foram afetados pela falha energética ocorrida na segunda-feira, estando ainda a decorrer trabalhos para os repor, segundo o Ministério das Finanças.
O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em abril para o valor mais baixo desde março de 2024 e o indicador de clima económico aumentou ligeiramente, interrompendo a quebra dos três meses anteriores, divulgou hoje o INE.
As viagens de residentes em Portugal ao estrangeiro cresceram 6,2% em 2024, atingindo um “máximo histórico”, tendo a viagens dentro do país caído 4,7%, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A taxa de poupança das famílias fixou-se, no quarto trimestre de 2024, nos 15,2% na zona euro e nos 14,5% na União Europeia (UE), com Portugal a registar o maior crescimento trimestral (2,1 pontos percentuais), divulga hoje o Eurostat.
Os gastos militares globais atingiram 2,718 biliões de dólares em 2024, uma subida homóloga de 9,4%, sendo o maior aumento anual desde, pelo menos, o fim da Guerra Fria, foi hoje divulgado.
adesão à greve dos trabalhadores da CP é de 100%, não tendo circulado qualquer comboio desde o início da paralisação às 00:00, disse à Lusa fonte do SFRCI - Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante.
A segunda reunião de hoje entre o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à margem do funeral do Papa, em Roma, que Kiev disse estar em preparação, não aconteceu, disse a presidência ucraniana.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou hoje que as tarifas impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, podem ter maior impacto indireto para a América Latina.
A taxa Euribor subiu hoje a três, a seis e a 12 meses em relação a quinta-feira, após ter atingido na quarta-feira novos mínimos desde dezembro, outubro e setembro de 2022, respetivamente.
O Banco Central da Rússia (BCR) decidiu hoje manter as taxas de juro nos 21%, no esforço para reduzir a inflação, apesar das fortes críticas à sua presidente, Elvira Nabiulina, e de o número de falências ter aumentado.