Homem de 51 anos detido em Leiria por suspeita de violência doméstica

Um homem de 51 anos foi detido na noite de quarta-feira, em Leiria, pela suspeita do crime de violência doméstica agravado contra a companheira, revelou hoje a PSP.

©D.R.

A detenção ocorreu fora de flagrante delito, no cumprimento de um mandado, e resulta de uma investigação iniciada em 02 de abril, com a denúncia efetuada pela vítima de 54 anos, mulher do suspeito, adiantou o Comando Distrital da PSP de Leiria.

Num comunicado enviado hoje à agência Lusa, aquela força policial afirmou que, nos últimos 12 anos de relação amorosa, o suspeito “sempre limitou a liberdade pessoal da vítima”, impedindo-a de se relacionar com amigos e familiares sem a sua presença.

Durante estes anos, o homem “nunca permitiu que a vítima trabalhasse, vivendo esta da total dependência económica do suspeito”.

“O detido, por diversas vezes, injuriou a vítima e exerceu violência física sobre a mesma, chegando, numa das vezes, a apertar-lhe o pescoço, ameaçando-a de morte”, salientou a PSP.

Segundo a mesma nota, as agressões não ocorreram apenas no interior da residência de ambos, mas também em espaço público e, recentemente, o detido ameaçou matar-se e queimar a casa onde habitavam.

Na quinta-feira, o suspeito foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de proibição de contactos com monitorização através de aparelho eletrónico e sujeição a tratamento de alcoolemia.

Últimas do País

O risco de inundações nas margens do Rio Mondego continua significativo, embora a situação dos caudais já não seja crítica, continuando a verificar-se risco para as populações em Montemor-o-Velho, alertou o comandante nacional de Proteção Civil.
A proibição de venda de bebidas alcoólicas para consumo no exterior dos estabelecimentos em Lisboa, a partir das 23:00 de domingo a quinta-feira, entra hoje em vigor, para combater ruído e salvaguardar direito ao descanso dos moradores da cidade.
Um motorista de uma plataforma online TVDE (Transporte em veículo Descaracterizado), suspeito de violar uma cliente em Monsanto (Lisboa), ficou em prisão preventiva, anunciou este sábado a Polícia Judiciária.
Cerca de 20 mil pessoas continuam sem energia na região de Leiria, 17 dias depois da passagem da depressão Kristin, revelou hoje o presidente do Conselho Intermunicipal daquela Região, Jorge Vala.
A Força Aérea reforçou na madrugada de hoje o dispositivo de alerta de oito para 14 aeronaves disponíveis, para a possibilidade de evacuações em Coimbra, enquanto a Marinha teve no terreno mais de 540 operacionais.
Mais de 200 estradas estão hoje cortadas ao trânsito no país devido ao mau tempo, entre autoestradas, estradas nacionais, municipais e itinerários complementares, sendo Coimbra o distrito com mais vias interditas à circulação, segundo a GNR.
Três serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e dois no domingo, na região Centro e em Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
As apreensões de botijas de óxido nitroso, substância psicoativa conhecida como "gás do riso", aumentaram quase 15 vezes entre 2023 e 2025, passando de 175 para 2.615, revelam dados hoje divulgados pela GNR à agência Lusa.
Um homem foi acusado pela prática de quatro crimes de terrorismo, sendo dois por incitamento e outros dois por glorificação deste tipo de práticas, informou hoje o Ministério Público (MP).
A idade mediana na União Europeia (UE) subiu 2,1 anos desde 2015 ao fixar-se em 44,9 anos em 2025, sendo Portugal um dos países mais envelhecidos do espaço comunitário, divulgou hoje o Eurostat.