Adolescente de 16 anos suspeito de triplo homicídio na Suécia

Um adolescente de 16 anos foi detido como suspeito do homicídio de três pessoas, num tiroteio na terça-feira, em Uppsala, a cerca de 60 quilómetros a norte de Estocolmo, noticiou hoje a imprensa internacional.

© D.R.

“Um adolescente de 16 anos foi detido por suspeita do homicídio de três pessoas, a tiro no centro de Uppsala na terça-feira”, disse o Ministério Público sueco num comunicado, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

O suspeito foi detido duas horas depois do incidente, em casa, disse à AFP o procurador responsável pelo caso, Andreas Nyberg.

As três vítimas, com idades entre os 15 e os 20 anos, foram mortas na tarde de terça-feira num salão de cabeleireiro. Os meios de comunicação suecos indicaram que pelo menos uma das vítimas tinha ligações ao crime organizado, uma alegação não confirmada pela polícia.

“É algo que estamos obviamente a investigar, mas não nos queremos comprometer apenas com essa possibilidade”, disse à AFP o porta-voz da polícia de Uppsala, Stefan Larsson.

O primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, afirmou que este é “um ato de violência completamente extremo. Parece quase uma execução”, de acordo com a agência de notícias sueca TT.

Também o ministro da Justiça sueco, Gunnar Strömmer, descreveu o caso como “extremamente grave”, acrescentou a TT.

Várias pessoas “consideradas de interesse para a investigação” estão também a ser interrogadas, disse um responsável polícia, Erik Åkerlund, em conferência de imprensa.

Åkerlund referiu que as autoridades policiais obtiveram imagens de câmaras de segurança do local e “reuniram muitas provas”.

O procurador Nygren, responsável pelo caso, disse que “mais de 100 interrogatórios” já foram realizados.

Há vários anos, a Suécia tem tentado conter uma onda de tiroteios e ataques bombistas realizados por gangues rivais, principalmente em luta pelo controlo do tráfico de droga.

Uppsala foi durante muito tempo a base dos dois líderes de gangues rivais mais conhecidos da Suécia, Ismail Abdo e Rawa Majid, mas ambos os homens são agora suspeitos de orquestrar as operações a partir do estrangeiro.

Uma mãe e o filho pequeno ficaram gravemente feridos, no domingo, na sequência da explosão de um engenho artesanal numa cidade a sudoeste de Estocolmo. De acordo com os relatos dos meios de comunicação social, um vizinho suspeito de ter ligações ao crime organizado seria, provavelmente, o verdadeiro alvo.

A 14 de abril, duas pessoas foram mortas num tiroteio em Gotemburgo, a segunda maior cidade do país, num ataque que também pode estar ligado à rivalidade entre gangues.

Cada vez mais adolescentes estão a ser contratados como assassinos por terem menos de 15 anos, a idade da responsabilização criminal na Suécia.

Em janeiro, a polícia sueca disse que o número de tiroteios no país, de 10,6 milhões de habitantes, tinha diminuído pelo segundo ano consecutivo em 2024, com 296 tiroteios, uma queda de 20% em relação ao ano anterior.

Últimas do Mundo

O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro recebeu hoje alta hospitalar após passar a noite internado e regressou à sua residência, onde se encontra em prisão domiciliária por incumprimento de medidas cautelares.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, condenado na semana passada a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, está com um problema renal e vai permanecer hospitalizado, anunciou hoje a unidade de saúde.
A polícia espanhola anunciou hoje a detenção de 19 pessoas suspeitas de homicídio e tortura a bordo de uma embarcação de migrantes do Senegal com destino às Canárias.
O tribunal de Estugarda, Alemanha, condenou hoje a prisão perpétua o autor dum ataque com faca na cidade de Mannheim, em 2024, que provocou a morte de um polícia durante uma manifestação anti-islâmica.
O novo sistema europeu de controlo de fronteiras externas para cidadãos extracomunitários vai entrar em funcionamento a partir de 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen, anunciaram hoje as autoridades.
Vestígios de ADN recolhidos em dois objetos encontrados perto do local do homicídio do ativista conservador Charlie Kirk correspondem ao do suspeito detido pelas autoridades, anunciou hoje o diretor do FBI, Kash Patel.
O alemão Christian Brückner, principal suspeito no caso do desaparecimento da criança ‘Maddie’ McCann, em 2007 numa estância balnear algarvia, recusou ser ouvido pela Polícia Metropolitana de Londres (‘Met’), informou hoje esta força policial.
Pelo menos 19 mulheres e crianças morreram após um autocarro ter caído a um rio em Zanfara, um estado no noroeste da Nigéria, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).
André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.
O funeral do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado na quarta-feira, vai realizar-se a 21 de setembro no estado do Arizona, anunciou hoje a organização Turning Point, da qual era fundador.