Adolescente de 16 anos suspeito de triplo homicídio na Suécia

Um adolescente de 16 anos foi detido como suspeito do homicídio de três pessoas, num tiroteio na terça-feira, em Uppsala, a cerca de 60 quilómetros a norte de Estocolmo, noticiou hoje a imprensa internacional.

© D.R.

“Um adolescente de 16 anos foi detido por suspeita do homicídio de três pessoas, a tiro no centro de Uppsala na terça-feira”, disse o Ministério Público sueco num comunicado, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

O suspeito foi detido duas horas depois do incidente, em casa, disse à AFP o procurador responsável pelo caso, Andreas Nyberg.

As três vítimas, com idades entre os 15 e os 20 anos, foram mortas na tarde de terça-feira num salão de cabeleireiro. Os meios de comunicação suecos indicaram que pelo menos uma das vítimas tinha ligações ao crime organizado, uma alegação não confirmada pela polícia.

“É algo que estamos obviamente a investigar, mas não nos queremos comprometer apenas com essa possibilidade”, disse à AFP o porta-voz da polícia de Uppsala, Stefan Larsson.

O primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, afirmou que este é “um ato de violência completamente extremo. Parece quase uma execução”, de acordo com a agência de notícias sueca TT.

Também o ministro da Justiça sueco, Gunnar Strömmer, descreveu o caso como “extremamente grave”, acrescentou a TT.

Várias pessoas “consideradas de interesse para a investigação” estão também a ser interrogadas, disse um responsável polícia, Erik Åkerlund, em conferência de imprensa.

Åkerlund referiu que as autoridades policiais obtiveram imagens de câmaras de segurança do local e “reuniram muitas provas”.

O procurador Nygren, responsável pelo caso, disse que “mais de 100 interrogatórios” já foram realizados.

Há vários anos, a Suécia tem tentado conter uma onda de tiroteios e ataques bombistas realizados por gangues rivais, principalmente em luta pelo controlo do tráfico de droga.

Uppsala foi durante muito tempo a base dos dois líderes de gangues rivais mais conhecidos da Suécia, Ismail Abdo e Rawa Majid, mas ambos os homens são agora suspeitos de orquestrar as operações a partir do estrangeiro.

Uma mãe e o filho pequeno ficaram gravemente feridos, no domingo, na sequência da explosão de um engenho artesanal numa cidade a sudoeste de Estocolmo. De acordo com os relatos dos meios de comunicação social, um vizinho suspeito de ter ligações ao crime organizado seria, provavelmente, o verdadeiro alvo.

A 14 de abril, duas pessoas foram mortas num tiroteio em Gotemburgo, a segunda maior cidade do país, num ataque que também pode estar ligado à rivalidade entre gangues.

Cada vez mais adolescentes estão a ser contratados como assassinos por terem menos de 15 anos, a idade da responsabilização criminal na Suécia.

Em janeiro, a polícia sueca disse que o número de tiroteios no país, de 10,6 milhões de habitantes, tinha diminuído pelo segundo ano consecutivo em 2024, com 296 tiroteios, uma queda de 20% em relação ao ano anterior.

Últimas do Mundo

Milhares de filipinos reuniram-se hoje em Manila para iniciar uma manifestação de três dias anticorrupção, enquanto a Justiça investiga um alegado desvio de milhões de dólares destinados a infraestruturas inexistentes ou defeituosas para responder a desastres.
Várias pessoas morreram hoje no centro da capital sueca, Estocolmo, atropeladas por um autocarro num incidente que provocou também vários feridos, afirmou a polícia sueca em comunicado.
A liberdade na Internet em Angola e no Brasil continuou sob pressão devido a restrições legais, à repressão à liberdade de expressão e a campanhas para manipular narrativas políticas, segundo um estudo publicado hoje.
Os Estados Unidos adiaram hoje, pela segunda vez, o lançamento de dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Após os ataques em Magdeburgo e Berlim, os icónicos mercados de Natal alemães estão sob alerta máximo. O governo impôs medidas antiterrorismo rigorosas e custos milionários, deixando cidades e organizadores em colapso financeiro.
Um relatório do Ministério do Interior alemão revela que suspeitos sírios estão associados a mais de 135 mil crimes em menos de uma década. A AfD aponta o dedo ao governo de Olaf Scholz e exige deportações imediatas.
O aumento da temperatura global vai ultrapassar o objetivo de 1,5 graus centígrados no máximo numa década em todos os cenários contemplados pela Agência Internacional de Energia (AIE), relatório anual de perspetivas energéticas globais, hoje publicado.
A Ryanair deve abster-se de impedir o embarque de passageiros, com reserva confirmada, que não sejam portadores do cartão digital, bem como de impor taxas pela utilização do cartão físico, determinou a ANAC - Autoridade Nacional de Aviação Civil.
O Governo ucraniano afastou hoje o ministro da Justiça, depois de este ter sido implicado num alegado esquema de cobrança de comissões na empresa nacional de energia atómica, revelado na segunda-feira pela agência anticorrupção do país.
Pelo menos 27 pessoas morreram e 3,6 milhões foram afetadas pela passagem do supertufão Fung-wong nas Filipinas no domingo, informaram hoje as autoridades locais.