Adolescente de 16 anos suspeito de triplo homicídio na Suécia

Um adolescente de 16 anos foi detido como suspeito do homicídio de três pessoas, num tiroteio na terça-feira, em Uppsala, a cerca de 60 quilómetros a norte de Estocolmo, noticiou hoje a imprensa internacional.

© D.R.

“Um adolescente de 16 anos foi detido por suspeita do homicídio de três pessoas, a tiro no centro de Uppsala na terça-feira”, disse o Ministério Público sueco num comunicado, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

O suspeito foi detido duas horas depois do incidente, em casa, disse à AFP o procurador responsável pelo caso, Andreas Nyberg.

As três vítimas, com idades entre os 15 e os 20 anos, foram mortas na tarde de terça-feira num salão de cabeleireiro. Os meios de comunicação suecos indicaram que pelo menos uma das vítimas tinha ligações ao crime organizado, uma alegação não confirmada pela polícia.

“É algo que estamos obviamente a investigar, mas não nos queremos comprometer apenas com essa possibilidade”, disse à AFP o porta-voz da polícia de Uppsala, Stefan Larsson.

O primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, afirmou que este é “um ato de violência completamente extremo. Parece quase uma execução”, de acordo com a agência de notícias sueca TT.

Também o ministro da Justiça sueco, Gunnar Strömmer, descreveu o caso como “extremamente grave”, acrescentou a TT.

Várias pessoas “consideradas de interesse para a investigação” estão também a ser interrogadas, disse um responsável polícia, Erik Åkerlund, em conferência de imprensa.

Åkerlund referiu que as autoridades policiais obtiveram imagens de câmaras de segurança do local e “reuniram muitas provas”.

O procurador Nygren, responsável pelo caso, disse que “mais de 100 interrogatórios” já foram realizados.

Há vários anos, a Suécia tem tentado conter uma onda de tiroteios e ataques bombistas realizados por gangues rivais, principalmente em luta pelo controlo do tráfico de droga.

Uppsala foi durante muito tempo a base dos dois líderes de gangues rivais mais conhecidos da Suécia, Ismail Abdo e Rawa Majid, mas ambos os homens são agora suspeitos de orquestrar as operações a partir do estrangeiro.

Uma mãe e o filho pequeno ficaram gravemente feridos, no domingo, na sequência da explosão de um engenho artesanal numa cidade a sudoeste de Estocolmo. De acordo com os relatos dos meios de comunicação social, um vizinho suspeito de ter ligações ao crime organizado seria, provavelmente, o verdadeiro alvo.

A 14 de abril, duas pessoas foram mortas num tiroteio em Gotemburgo, a segunda maior cidade do país, num ataque que também pode estar ligado à rivalidade entre gangues.

Cada vez mais adolescentes estão a ser contratados como assassinos por terem menos de 15 anos, a idade da responsabilização criminal na Suécia.

Em janeiro, a polícia sueca disse que o número de tiroteios no país, de 10,6 milhões de habitantes, tinha diminuído pelo segundo ano consecutivo em 2024, com 296 tiroteios, uma queda de 20% em relação ao ano anterior.

Últimas do Mundo

Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.
Federação Nacional dos Sindicatos de Explorações Agrícolas (FNSEA) espera mobilizar esta terça-feira até 700 tratores e 4.000 manifestantes em Estrasburgo.
Cerca de 1.520 milhões de turistas viajaram para o estrangeiro em 2025, um ano "recorde", segundo uma estimativa publicada hoje pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que destaca, em particular, um forte dinamismo em África e na Ásia.
O número de mortos no acidente de comboio em Adamuz (Córdova), Espanha, subiu de 40 para 41, disseram à agência de notícias espanhola EFE fontes próximas da investigação.
Mesmo com Espanha mergulhada no luto após a tragédia ferroviária que matou 39 pessoas em Adamuz, o Governo manteve esta segunda-feira a redistribuição aérea de imigrantes ilegais a partir das Canárias, transferindo mais de 180 pessoas para Madrid.
O total de mortos na época das chuvas em Moçambique subiu para 111, com três desaparecidos e 98 pessoas feridas, segundo balanço do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) consultado hoje pela Lusa.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, sigla em inglês) alertou hoje para o risco de resistência antimicrobiana com o uso frequente de doxiciclina na profilaxia pós-exposição a doenças sexualmente transmissíveis.
Habitação mista criada para “promover a integração” acabou marcada por denúncias de violações, assédio sexual e violência. Queixas repetidas foram ignoradas e só anos depois houve detenções.