Bruxelas disponibiliza 910 milhões para reforçar defesa da União Europeia

A Comissão Europeia anunciou hoje estar a mobilizar 910 milhões de euros do Fundo Europeu de Defesa para reforçar a indústria da União Europeia (UE) em investimentos pan-europeus de defesa também abertos à Ucrânia.

©ecb.europa.eu

Em comunicado, o executivo comunitário disse querer “criar uma indústria de defesa forte e inovadora na Europa” e cobrir áreas em que ainda falta capacidade.

“Estes investimentos visam colmatar as principais lacunas de capacidade – como a mobilidade das forças e a defesa contra drones – através da inovação e da colaboração entre a ciência e a indústria europeias”, elencou a instituição.

Do montante, 539 milhões de euros destinam-se à capacidade de colaboração e projetos de desenvolvimento e 369 milhões de euros à defesa em colaboração e investigação para enfrentar ameaças emergentes.

Mais de 35 projetos foram escolhidos abrangendo defesa aérea e de mísseis, sistemas de artilharia, munições e mísseis, mobilidade militar, inteligência artificial, quântica, cibernética e eletrónica.

Até quatro projetos portugueses estão entre os escolhidos, divulgou a Comissão, sem dar o número exato.

Além disso, “e pela primeira vez, as indústrias de defesa ucranianas podem ser associadas a projetos do FED”, adianta Bruxelas, apontando que a cooperação reforçada entre as indústrias de defesa ucraniana e europeia se baseia nos esforços para promover laços mais estreitos e integrar ainda mais a Ucrânia na base industrial de defesa europeia, reforçando os objetivos comuns de segurança e inovação.

Citado na nota, o comissário europeu da Defesa, Andrius Kubilius, apontou que “as propostas selecionadas apoiam o desenvolvimento de capacidades críticas, como os sistemas de defesa aérea e antimísseis e os veículos aéreos não tripulados, que permitirão às forças armadas europeias responder às ameaças emergentes e proteger os nossos cidadãos, quer seja através do reforço da nossa defesa coletiva ou do apoio aos nossos parceiros, como a Ucrânia, nos seus esforços para se defenderem contra a agressão estrangeira”.

Em causa está um concurso à apresentação de propostas para financiamento do FED, que, de acordo com o executivo comunitário, “registou um interesse sem precedentes por parte da indústria de defesa e dos organismos de investigação da UE”, num número recorde de 299 propostas de 625 entidades jurídicas de 25 Estados-membros da UE ou da Noruega.

Com um orçamento de 7,3 mil milhões de euros para 2021-2027, o FED é o principal instrumento da UE para apoiar a cooperação em matéria de inovação no domínio da defesa, ao promover a colaboração entre empresas de todas as dimensões e instituições de investigação em toda a UE e na Noruega.

Últimas de Política Internacional

Uma proposta apresentada por Angie Roselló, porta-voz do partido espanhol de extrema esquerda Unidas Podemos, na autarquia de San Antoni, em Ibiza, está a gerar forte controvérsia.
O candidato presidencial e líder do CHEGA hoje “o derrube do regime de Nicolás Maduro“, após uma intervenção militar dos Estados Unidos da América na Venezuela, é “um sinal de esperança” para o povo daquele país e as comunidades portuguesas.
O Tribunal Constitucional indicou esta terça-feira que não admitiu as candidaturas às eleições presidenciais de Joana Amaral Dias, Ricardo Sousa e José Cardoso.
A Comissão Europeia anunciou hoje uma investigação formal para avaliar se a nova política da `gigante` tecnológica Meta, de acesso restrito de fornecedores de inteligência artificial à plataforma de conversação WhatsApp, viola regras de concorrência da União Europeia.
O Sindicato de Trabalhadores da Imprensa na Venezuela (SNTP) e o Colégio de Jornalistas (CNP), entidade responsável pela atribuição da carteira profissional, denunciaram hoje a detenção de um jornalista que noticiou a existência de um buraco numa avenida.
O Tribunal Constitucional da Polónia ordenou hoje a proibição imediata do Partido Comunista da Polónia (KPP), alegando que os objetivos e atividades do partido, refundado em 2002, violam a Constituição.
A Administração Trump suspendeu todos os pedidos de imigração provenientes de 19 países considerados de alto risco, dias após um tiroteio em Washington que envolveu um cidadão afegão, anunciou o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.
Federica Mogherini, reitora do Colégio da Europa e ex-chefe da diplomacia da União Europeia (UE), foi indiciada pelos crimes de corrupção, fraude, conflito de interesse e violação de segredo profissional, revelou a Procuradoria Europeia.
O Presidente ucraniano apelou hoje para o fim da guerra, em vez de apenas uma cessação temporária das hostilidades, no dia de conversações em Moscovo entre a Rússia e os Estados Unidos sobre a Ucrânia.
O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, considerou hoje que a situação na Catalunha só se normalizará totalmente se o líder separatista Carles Puigdemont for amnistiado e regressar à região, tendo reconhecido "a gravidade da crise política" que enfrenta.