Proteção Civil aciona operação para garantir segurança de peregrinos

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai acionar, na segunda-feira, uma operação de dois dias para garantir a segurança dos peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima.

© Fátima

“Esta operação tem como principal objetivo garantir a prestação de assistência e socorro aos milhares de peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima para as cerimónias religiosas”, justificou hoje, em comunicado.

A ANEPC, através do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, aciona na segunda-feira a “Operação Fátima 2025”.

Em comunicado, a Proteção Civil destacou que esta operação tem como missão reforçar a capacidade e rapidez de resposta dos dispositivos que integram o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

Visa ainda assegurar uma coordenação institucional eficaz e permanente no âmbito das estruturas de proteção civil, garantir a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão dos meios e recursos de proteção e socorro, bem como antecipar necessidades de reforço especializado, através do pré-posicionamento de meios operacionais.

“Será adotada uma matriz de planeamento flexível, assente numa metodologia operacional que permita mitigar o impacto provocado pelo grande afluxo de cidadãos aos locais de celebração”, referiu.

Na operação participam mais de 300 operacionais, dos quais 170 provenientes de diversos corpos de bombeiros da região, com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa, GNR, Corpo Nacional de Escutas, Associação de Servitas de Nossa Senhora de Fátima e Unidades Locais de Saúde da Região de Leiria e Médio Tejo.

“A ANEPC assegura o comando operacional de todas as forças e entidades integradas no dispositivo, no âmbito do SIOPS, através do Posto de Comando Operacional instalado no Colégio de São Miguel, em Fátima, na rua D. João Pereira Venâncio”, indicou.

A peregrinação de 12 e 13 de maio, segunda e terça-feira, ao Santuário de Fátima vai ser presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler, arcebispo metropolita de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Conselho Episcopal Latino-Americano.

Esta é a primeira grande peregrinação do ano ao maior templo mariano do país e ocorre três semanas após a morte do Papa Francisco, que esteve no santuário em 2017 (centenário dos acontecimentos na Cova da Iria e canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto) e em 2023 (no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa).

Ocorre igualmente dias depois da nomeação novo Papa, Leão XIV.

Últimas do País

O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários poderá ser suspenso durante o Natal para evitar filas nos aeroportos, uma medida que já foi autorizada pela Comissão Europeia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, também conhecido como “droga do riso”, nas portagens de Paderne da Autoestrada n.º 2 (A2), em Albufeira, no Algarve, e que estavam a ser transportadas para Espanha.
O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve dois homens no concelho da Guarda, por suspeitas do crime de passagem de moeda falsa. Com eles tinham 505 mil euros em notas falsas.