Proteção Civil aciona operação para garantir segurança de peregrinos

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai acionar, na segunda-feira, uma operação de dois dias para garantir a segurança dos peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima.

© Fátima

“Esta operação tem como principal objetivo garantir a prestação de assistência e socorro aos milhares de peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima para as cerimónias religiosas”, justificou hoje, em comunicado.

A ANEPC, através do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, aciona na segunda-feira a “Operação Fátima 2025”.

Em comunicado, a Proteção Civil destacou que esta operação tem como missão reforçar a capacidade e rapidez de resposta dos dispositivos que integram o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

Visa ainda assegurar uma coordenação institucional eficaz e permanente no âmbito das estruturas de proteção civil, garantir a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão dos meios e recursos de proteção e socorro, bem como antecipar necessidades de reforço especializado, através do pré-posicionamento de meios operacionais.

“Será adotada uma matriz de planeamento flexível, assente numa metodologia operacional que permita mitigar o impacto provocado pelo grande afluxo de cidadãos aos locais de celebração”, referiu.

Na operação participam mais de 300 operacionais, dos quais 170 provenientes de diversos corpos de bombeiros da região, com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa, GNR, Corpo Nacional de Escutas, Associação de Servitas de Nossa Senhora de Fátima e Unidades Locais de Saúde da Região de Leiria e Médio Tejo.

“A ANEPC assegura o comando operacional de todas as forças e entidades integradas no dispositivo, no âmbito do SIOPS, através do Posto de Comando Operacional instalado no Colégio de São Miguel, em Fátima, na rua D. João Pereira Venâncio”, indicou.

A peregrinação de 12 e 13 de maio, segunda e terça-feira, ao Santuário de Fátima vai ser presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler, arcebispo metropolita de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Conselho Episcopal Latino-Americano.

Esta é a primeira grande peregrinação do ano ao maior templo mariano do país e ocorre três semanas após a morte do Papa Francisco, que esteve no santuário em 2017 (centenário dos acontecimentos na Cova da Iria e canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto) e em 2023 (no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa).

Ocorre igualmente dias depois da nomeação novo Papa, Leão XIV.

Últimas do País

Nove em cada dez professores queixam-se de burocracia excessiva e mais de 60% passam cinco ou mais horas semanais em tarefas administrativas, revela um inquérito online realizado pela Federação Nacional da Educação (FNE).
O presidente da AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais avançou hoje, no parlamento, que a GNR autuou 120 municípios em 2025 por falta de limpeza de terrenos para prevenção de fogos florestais.
Um homem morreu na terça-feira no Seixal depois de quase três horas à espera de socorro do INEM, confirmou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, admitindo que o novo sistema de triagem possa ter influenciado o desfecho.
A ministra da Justiça disse hoje que durante este ano vão ser criadas 670 vagas nas prisões, após uma reorganização dos estabelecimentos prisionais, uma vez que no ano passado se registou um aumento de mais de 700 presos.
Um professor de 38 anos foi detido na segunda-feira por ser suspeito de crimes de abuso sexual de crianças, em contexto escolar, contra um menor de 12 anos com perturbação neurológica permanente, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul revelou, esta terça-feira, que a "situação crítica" vivida nas urgências do Hospital Amadora-Sintra de sexta-feira para sábado levou à demissão da chefe e da subchefe da equipa da Urgência Geral.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu 11 estabelecimentos comerciais "por violação dos deveres gerais de atividade" e instaurou um processo-crime por géneros alimentícios "avariados", foi hoje divulgado.
Número de utentes sem médico voltou a subir em dezembro: soma três meses consecutivos de agravamento e termina o ano com mais 40 mil pessoas a descoberto do que em 2024.
Os trabalhadores da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra apresentam níveis moderados de stress, ‘burnout’ e problemas de sono, que sugerem desgaste profissional acumulado, compatível com contextos de elevada pressão assistencial e organizacional.
Falta de profissionais, pico de gripe e corredores cheios levam equipa a protestar logo às 8 da manhã. Administração admite pressão extrema e promete soluções.