Ministério Público abre inquérito ao caso do dermatologista do Hospital de Santa Maria

O Ministério Público abriu um inquérito ao caso do dermatologista que terá recebido 51 mil euros em apenas um dia de trabalho no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, informou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).

© Folha Nacional

Em resposta escrita enviada à Lusa, a PGR confirmou “a existência de inquérito, o qual se encontra em investigação no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa”.

Na sexta-feira, a CNN revelou que um dermatologista do Hospital de Santa Maria terá recebido 400 mil euros em 10 sábados de trabalho adicional em 2024, tendo um dos dias sido utilizado para retirar lesões benignas aos pais.

Em causa está o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), que permite fazer cirurgias fora do horário laboral, de modo a mitigar as longas filas de espera nos hospitais.

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) também abriu esta segunda-feira um inquérito à atividade cirúrgica adicional realizada no SNS, assim como uma auditoria aos factos relacionados com a atividade cirúrgica realizada em produção adicional e classificação dos doentes em grupos de diagnósticos homogéneos (GDH), no Serviço de Dermatologia da Unidade Local de Santa Maria, desde 2021 até ao momento.

Também esta segunda-feira, a ministra da Saúde considerou que este caso “em nada abona na confiança dos portugueses”.

“Até as averiguações serem feitas, reside sobre a instituição, neste caso o maior hospital do país, (…) uma suspeita que em nada abona na confiança dos portugueses, sobretudo daqueles que aguardam numa lista de espera por ter uma cirurgia ou por ter uma consulta”, disse Ana Paula Martins.

Últimas do País

A Ordem dos Médicos (OM) repudiou hoje as agressões contra os profissionais de saúde, declarando-se solidária com as vítimas do que classificou de "atos intoleráveis", depois de dois enfermeiros terem sido agredidos na segunda-feira por familiares de um doente.
A Meta começa hoje a utilizar os dados pessoais dos utilizadores adultos da União Europeia (UE) para treinar os modelos de inteligência artificial (IA), mas ainda é possível negar o acesso.
O Ministério Público abriu um inquérito ao caso do dermatologista que terá recebido 51 mil euros em apenas um dia de trabalho no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, informou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) considerou hoje prioritário aplicar de forma mais rápida, tanto as medidas de proteção das vítimas de violência doméstica e sexual, como as de coação relativamente aos agressores.
A Federação Nacional dos Professores contestou hoje a posição do ministério da Educação sobre a necessidade de compensar as aulas canceladas pelas provas ModA, admitindo avançar para greve caso haja um prolongamento do ano letivo.
A Ordem dos Enfermeiros condenou hoje as agressões de que foram alvo hoje dois profissionais no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, exigindo o apuramento de todas as responsabilidades.
Bombeiros e dois aviões de combate a incêndios da União Europeia (UE) foram colocados em Portugal para apoiar o país e outros afetados pelos fogos florestais, visando reforçar as capacidades nacionais no verão, anunciou hoje a Comissão Europeia.
Familiares de um doente que morreu no hospital Curry Cabral, em Lisboa, ameaçaram e agrediram dois enfermeiros e causaram estragos nas instalações, confirmou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) São José.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) apelou hoje aos banhistas para terem "muito cuidado no acesso ao mar", na sequência do desaparecimento de dois menores no domingo na Praia do Pedrógão, no concelho de Leiria.
A campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa” começa esta segunda-feira para ajudar as famílias que não têm dinheiro para comprar medicamentos prescritos pelo médico, o que acontece em média a um em cada 10 portugueses.