Trump avisa Putin de que está “a brincar com o fogo”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu hoje o seu homólogo russo de que está “a brincar com o fogo”, dois dias após ter acusado Vladimir Putin de estar “completamente louco”.

© Facebook de Donald J. Trump

“O que Vladimir Putin não percebe é que, se não fosse eu, muitas coisas muito más já teriam acontecido à Rússia, e quero dizer MUITO más. Ele está a brincar com o fogo!”, escreveu Donald Trump na rede social Truth Social.

No domingo, Trump tinha expressado desagrado com a falta de avanços nas negociações para um cessar-fogo na Ucrânia e com a continuação dos ataques russos contra território ucraniano.

Moscovo intensificou a ofensiva no passado fim de semana, com um ataque recorde com ‘drones’ que causou pelo menos 13 mortos na madrugada de domingo, segundo as autoridades ucranianas.

“Sempre tive muito boas relações com o Presidente russo, Vladimir Putin, mas algo aconteceu com ele. Ficou completamente LOUCO!”, escreveu o Presidente norte-americano no domingo na Truth Social, fazendo uso das habituais letras maiúsculas para acentuar a mensagem.

“[Putin] está a matar desnecessariamente muitas pessoas, e não estou a falar apenas de soldados. Mísseis e ‘drones’ estão a ser disparados contra cidades ucranianas sem qualquer motivo”, denunciou Trump.

A presidência russa reagiu a estas críticas dizendo que Vladimir Putin toma as decisões necessárias para garantir a segurança do país.

O porta-voz do Kremlin, a sede da presidência russa, Dmitri Peskov, desvalorizou a reação de Trump, qualificando-a como emocional.

“Este é um momento muito importante que está ligado, naturalmente, à carga emocional de absolutamente toda a gente e a reações emocionais”, disse Peskov.

O líder norte-americano também criticou no domingo o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, por “não fazer nenhum favor ao seu país ao falar da forma como fala”.

“Tudo o que sai da sua boca cria problemas. Não gosto disso e é melhor que pare”, avisou.

Volodymyr Zelensky pediu no domingo que se faça pressão sobre a Rússia, para a obrigar a cessar os ataques. O líder afirmou que “o silêncio dos Estados Unidos e de outros países apenas encoraja Putin”.

Desde meados de fevereiro, Washington tem feito repetidos apelos a um cessar-fogo e tem abordado Moscovo para esse fim, sem resultados concretos até à data.

Trump falou há uma semana com o homólogo russo durante uma conversa telefónica de quase duas horas. Na altura, mostrou-se positivo, e excluiu qualquer pressão adicional sobre Moscovo.

Os governos russo e ucraniano mantiveram os seus primeiros contactos diretos em mais de três anos na Turquia, em 16 de maio, o que resultou no único compromisso tangível: a troca de 1000 prisioneiros de cada lado.

Últimas do Mundo

Os ministros da Defesa e do Ambiente do Gana morreram hoje na queda de um helicóptero, sem registo de sobreviventes, anunciou a presidência, após o desaparecimento da aeronave, que transportava três tripulantes e cinco passageiros.
A polícia espanhola deteve e identificou hoje mais de 30 pessoas ao desmantelar uma rede criminosa que cometia fraudes 'online' a partir de Algeciras e causou um prejuízo de quase 300.000 euros a vítimas na Finlândia.
O WhatsApp anunciou que irá passar a exibir uma pré-visualização com informações sobre um grupo ou pessoas que não pertençam aos contacto para ajudar a alertar os utilizadores sobre a possibilidade de estarem perante uma fraude.
O primeiro-ministro israelita convocou uma reunião do gabinete de segurança para analisar “uma ocupação total da Faixa de Gaza”, revelou um alto funcionário à imprensa israelita, informação confirmada à EFE por fontes do gabinete de Benjamin Netanyahu.
As defesas aéreas russas abateram 93 drones ucranianos sobre seis regiões do país, sobre a Crimeia anexada e o Mar Negro, informou hoje o Ministério da Defesa russo.
A Arábia Saudita executou oito pessoas no sábado, anunciou hoje a imprensa estatal do país, demonstrando que o uso da pena de morte está a ser aprofundado pela monarquia do Golfo, especialmente para condenações relacionadas com drogas.
Cabo Verde apreendeu 21 apartamentos e dois estabelecimentos comerciais, avaliados em 2,7 milhões de euros, na ilha do Sal, numa investigação europeia sobre fraude e branqueamento de capitais que também passou por Portugal, foi esta sexta-feira anunciado.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje que deseja uma "paz duradoura" na Ucrânia, reafirmando que as condições propostas por Moscovo, nomeadamente a cedência de território por Kyiv e a renúncia à NATO, permanecem inalteradas.
O Google DeepMind e o Google Earth Engine anunciaram o seu novo modelo de Inteligência Artificial (IA) AlphaEarth Foundations, que ajudará cientistas e investigadores a cartografar e monitorizar a Terra de forma "mais precisa e eficiente".
A instituição de ensino informou hoje que a investigação começou em maio, após a denúncia de várias das vítimas, que informaram as autoridades espanholas de fotografias em que apareciam nuas que tinham sido divulgadas no seu círculo de amigos.