Kiev ataca Rússia com ‘drones’ horas antes das conversações de Istambul

A Rússia disse hoje que abateu 162 ‘drones’ ucranianos, a maioria dos quais nas regiões de Kursk e Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, na altura em que devem ter início em Istambul novas conversações diretas entre russos e ucranianos.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

“Os sistemas de defesa aérea intercetaram e destruíram 162 ‘drones’ ucranianos” entre o final da tarde e a noite de domingo, disse hoje o Ministério da Defesa russo em comunicado.

Entretanto, a delegação ucraniana chegou a Istambul hoje de manhã para a segunda sessão de conversações com os enviados russos, disse à à Agência France Presse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Heorhi Tykhyi.

O encontro deve começar às 13:00 (10:00 em Lisboa) e vai tentar alcançar um acordo de paz que ponha fim à invasão desencadeada em fevereiro de 2022 por ordem do Presidente russo, Vladimir Putin.

De acordo com fontes oficiais dos Estados Unidos, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov mantiveram hoje uma conversa telefónica sobre o encontro diplomático na Turquia.

A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Tammy Bruce, disse que Marco Rubio aproveitou o telefonema, realizado a pedido da Rússia, para transmitir a Lavrov a posição do Presidente norte-americano, Donald Trump, para conversações no sentido de ser alcançada “uma paz duradoura”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo indicou em comunicado que no mesmo contacto telefónico foi discutida a situação “da crise em torno da Ucrânia”, incluindo uma troca de pontos de vista sobre várias iniciativas relativas a uma eventual solução política que não foi especificada.

Últimas do Mundo

O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.