Kiev ataca Rússia com ‘drones’ horas antes das conversações de Istambul

A Rússia disse hoje que abateu 162 ‘drones’ ucranianos, a maioria dos quais nas regiões de Kursk e Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, na altura em que devem ter início em Istambul novas conversações diretas entre russos e ucranianos.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

“Os sistemas de defesa aérea intercetaram e destruíram 162 ‘drones’ ucranianos” entre o final da tarde e a noite de domingo, disse hoje o Ministério da Defesa russo em comunicado.

Entretanto, a delegação ucraniana chegou a Istambul hoje de manhã para a segunda sessão de conversações com os enviados russos, disse à à Agência France Presse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Heorhi Tykhyi.

O encontro deve começar às 13:00 (10:00 em Lisboa) e vai tentar alcançar um acordo de paz que ponha fim à invasão desencadeada em fevereiro de 2022 por ordem do Presidente russo, Vladimir Putin.

De acordo com fontes oficiais dos Estados Unidos, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov mantiveram hoje uma conversa telefónica sobre o encontro diplomático na Turquia.

A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Tammy Bruce, disse que Marco Rubio aproveitou o telefonema, realizado a pedido da Rússia, para transmitir a Lavrov a posição do Presidente norte-americano, Donald Trump, para conversações no sentido de ser alcançada “uma paz duradoura”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo indicou em comunicado que no mesmo contacto telefónico foi discutida a situação “da crise em torno da Ucrânia”, incluindo uma troca de pontos de vista sobre várias iniciativas relativas a uma eventual solução política que não foi especificada.

Últimas do Mundo

A taxa de desemprego em Espanha aumentou ligeiramente no terceiro trimestre, atingindo os 10,45% da força de trabalho, face aos 10,29% do final de junho, segundo os dados oficiais divulgados hoje.
Soam os alarmes em Espanha com o presidente do Governo a preparar a maior regularização da história do país vizinho, abrindo caminho à residência e à nacionalidade para centenas de milhares de estrangeiros sem documentos.
A Comissão e o Parlamento europeus apelaram hoje ao consenso entre os Estados-membros para pôr fim ao acerto sazonal dos relógios na primavera e outono, sublinhando o impacto na saúde de uma prática que "já não serve qualquer propósito".
Quase 37.000 pessoas entraram no Reino Unido desde o início deste ano atravessando ilegalmente o Canal da Mancha, o que supera o número registado em todo o ano de 2024, anunciou hoje Ministério do Interior britânico.
O Museu do Louvre reabriu as portas aos visitantes hoje de manhã pela primeira vez desde o roubo feito no domingo por quatro assaltantes que levaram oito joias, causando um prejuízo estimado em 88 milhões de euros.
O Parlamento Europeu deu hoje “luz verde” à modernização das regras sobre cartas de condução na União Europeia, permitindo que jovens de 17 anos conduzam ao lado de um condutor experiente e a utilização de uma licença digital.
Uma investigação do jornal britânico The Telegraph revelou que dezenas de requerentes de asilo no Reino Unido estão a ser batizados em banheiras de hotéis como forma de reforçar os seus pedidos de residência. O caso está a gerar polémica e a levantar dúvidas sobre o eventual uso fraudulento de conversões religiosas como estratégia para escapar à deportação.
Uma suspeita pelo roubo organizado de pepitas de ouro do Museu Nacional de História Natural francês, em Paris, foi indiciada por aquele crime e continua detida, anunciou hoje a procuradora Laure Beccuau.
A companhia aérea de baixo-custo Ryanair anunciou hoje que vai rever rotas e deixar de operar em alguns aeroportos de França, Alemanha, Áustria, Estónia, Letónia e Lituânia, além de Espanha, devido ao aumento de taxas e impostos aeroportuários.
O Museu do Louvre, em Paris, vai manter-se encerrado hoje, anunciou a instituição, um dia após um grupo ainda a monte ter conseguido roubar múltiplas joias.