organização criminosa brasileira do Comando Vermelho Comando Vermelho já está em Portugal

O procurador-geral do estado do Rio de Janeiro afirmou hoje à Lusa que a organização criminosa Comando Vermelho (CV) já se estabeleceu em Portugal, ainda que num estado embrionário.

© D.R.

“O Comando Vermelho está em Portugal. O que é muito ruim. É muito ruim para Portugal, é muito ruim para a nossa imagem exportar para cá o que há de pior lá”, disse à Lusa Antonio José Campos Moreira, à margem do Fórum Lisboa, que reúne centenas de personalidades brasileiras na capital portuguesa.

“Nós temos registos, dados concretos de integrantes de fações criminosas brasileiras que já atuam aqui na Europa, em particular Portugal e Itália”, afirmou, referindo-se tanto ao Primeiro Comando Capital (PCC) e agora, mais recentemente, também ao CV.

Campos Moreira sublinhou, contudo, que esta presença da maior fação criminosa do Rio de Janeiro “é um movimento embrionário, algo ainda que pode ser contido”, sendo que a assinatura de um protocolo na terça-feira com o Ministério Público de Portugal serve precisamente para estagnar essa presença e cooperar no combate ao crime organizado transnacional através da partilha de informações.

O acordo, com uma vigência inicial de cinco anos, também prevê a realização conjunta de seminários, encontros técnicos, grupos de trabalho, projetos de pesquisa, partilha de boas práticas e o intercâmbio entre membros e colaboradores das duas instituições.

As atividades serão coordenadas por unidades específicas de cada Ministério Público, que serão responsáveis pela definição dos cronogramas e instrumentos operacionais.

“É um problema que é comum e não pode ser enfrentado apenas pelo Brasil ou por Portugal”, considerou, até porque “a criminalidade organizada não é mais uma criminalidade local, que atua dentro de um território específico”.

O PCC surgiu há três décadas nas prisões de São Paulo e está presente em todo o território brasileiro e grande parte da América do Sul, especialmente Paraguai e Bolívia.

Já o Comando Vermelho foi criado em 1979 nas prisões do Rio de Janeiro e é hoje uma das organizações criminosas mais perigosas do mundo.

Entre quarta-feira e hoje, Lisboa torna-se numa espécie de segunda capital brasileira com a presença de várias das principais personalidades dos três poderes brasileiros, num evento organizado pelo juiz do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e intitulado “O mundo em transformação — Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”.

De acordo com a organização, ao longo do encontro realizaram-se 57 painéis, com 500 palestrantes, com uma estimativa de 2.500 participantes.

Últimas do País

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e o município da Batalha assinaram hoje um protocolo para a instalação de 23 câmaras de videovigilância naquele concelho do distrito de Leiria, sendo o próximo passo a autorização da tutela.
O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje para as falhas no acesso às urgências obstétricas na região de Lisboa e pediu medidas que evitem percursos prolongados ou tempos de espera "incompatíveis com a segurança clínica das utentes.
O procurador-geral do estado do Rio de Janeiro afirmou hoje à Lusa que a organização criminosa Comando Vermelho (CV) já se estabeleceu em Portugal, ainda que num estado embrionário.
Pelo menos 12 voos foram cancelados hoje no Aeroporto Internacional da Madeira, entre chegadas e partidas, e um divergiu devido ao vento forte na zona leste da ilha, situação que está condicionar a operação já desde segunda-feira.
A proposta do Governo que reduz as taxas do IRS este ano em 500 milhões de euros foi hoje aprovada no parlamento com os votos a favor do PSD, CDS-PP, CHEGA, IL, PAN e JPP, e a abstenção do PS.
O bastonário da Ordem dos Médicos classificou hoje a morte do bebé de uma grávida que teve dificuldades em obter assistência hospitalar como “mais um caso trágico” que reflete “uma grande desorganização” no SNS.
O Procurador-Geral da República disse hoje que as suas declarações foram mal interpretadas, que nunca disse que José Sócrates tinha de provar a sua inocência, mas sim que o julgamento é o local próprio para a prova de inocência.
Sete urgências vão estar encerradas no sábado e oito no domingo, sendo uma de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 12:00 de hoje.
A Federação Nacional dos Médicos considerou hoje inaceitável o novo caso da grávida que perdeu o bebé depois de encaminhada para um hospital a mais de uma hora de distância e disse que marca "um ponto de rutura".
A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, vai implementar o curso profissional de técnico de bombeiro no ano letivo 2025/2026, no âmbito de uma parceria com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC), foi hoje anunciado.