A petrolífera italiana Eni anunciou hoje um acordo de 20 anos com a empresa norte-americana Venture Global para o fornecimento de dois milhões de toneladas de gás natural liquefeito (GNL) anualmente.
“A Eni vai comprar dois milhões de toneladas por ano (MTPA) durante 20 anos, com as entregas a começarem até ao final da década a partir da Fase 1 do projeto CP2 LNG”, avançou a empresa, em comunicado publicado na sua página oficial na internet.
A fábrica da Venture Global, localizada no estado norte-americano do Louisiana, está atualmente em construção e será capaz de produzir até 28 milhões de toneladas de gás anualmente, quando estiver concluída.
Este é o primeiro acordo de fornecimento de GNL a longo prazo da Eni nos Estados Unidos (EUA) e marca um passo importante na estratégia da empresa italiana de expandir e diversificar a sua presença global no mercado de GNL, aumentando a flexibilidade do seu portefólio energético, refere a mesma nota.
“Parte destes volumes vai contribuir para a diversificação do fornecimento de gás na Europa”, salientou a Eni, que planeia atingir 20 MTPA de GNL contratado até 2030, ao mesmo tempo que reforça a sua atividade comercial em mercados estratégicos em todo o mundo.