Lucros do Banco de Fomento diminuem 18% para 8,9 milhões no 1.º semestre

O Banco Português de Fomento teve lucros consolidados de 8,9 milhões de euros no primeiro semestre, menos 18% do que os 10,9 milhões de euros do primeiro semestre de 2024, foi hoje anunciado em conferência de imprensa.

© D.R.

Ainda nos primeiros seis meses, e face a período homólogo, a margem financeira (a diferença entre juros cobrados nos créditos e juros pagos nos depósitos) desceu 35% para 6,2 milhões de euros, enquanto as comissões aumentaram 10,8% para 17,4 milhões de euros.

Os custos operacionais cresceram 17% para 11,7 milhões de euros, o que a instituição financeira sediada no Porto atribui sobretudo à contratação de pessoal.

O grupo Banco Português de Fomento (100% detido pelo Estado português) foi criado com o objetivo de promover a modernização das empresas e o desenvolvimento económico do país, financiando investimentos com empréstimos e participando em projetos como acionista. O Banco Português de Fomento também gere recursos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

No início do ano, o então ministro da Coesão Territorial, Castro Almeida, defendeu no parlamento que o Banco de Fomento não teve o impacto esperado e prometeu relançá-lo.

Também este ano entrou em funções a nova administração, com Gonçalo Regalado como presidente executivo.

Hoje, na conferência de imprensa de apresentação de resultados, os administradores do Banco de Fomento deram informações sobre os investimentos que o banco tem feito e Regalado disse que a sua equipa está a executar “a mudança que o banco precisa e o país merece”.

Últimas de Economia

O Banco Português de Fomento teve lucros consolidados de 8,9 milhões de euros no primeiro semestre, menos 18% do que os 10,9 milhões de euros do primeiro semestre de 2024, foi hoje anunciado em conferência de imprensa.
A taxa de inflação anual da zona euro foi, em junho, de 2,0%, confirmou hoje o Eurostat, indicando uma taxa de 2,3% para a União Europeia (UE).
A ANA entrega hoje ao Governo o Relatório das Consultas às partes interessadas no futuro aeroporto Luís de Camões, que prevê uma revisão em baixa do custo da infraestrutura, face aos 8,5 mil milhões de euros inicialmente estimados.
A Autoridade da Concorrência considera que há contradições na jurisprudência do Tribunal da Relação quanto a prazos de prescrição e que o entendimento que levou a Relação a decidir a prescrição das coimas aos bancos não se aplicou noutro processo.
A Comissão Europeia propôs hoje um orçamento da UE a longo prazo até 2034 de dois biliões de euros, acima dos 1,2 biliões do atual quadro, que inclui mais contribuições nacionais e três novos impostos.
A Comissão Europeia propôs hoje alocar 131 mil milhões de euros a investimento em defesa, segurança e espaço, um financiamento cinco vezes superior ao atual, no âmbito do novo orçamento da União Europeia (UE) a longo prazo.
As letras dos cartazes publicitários no interior dos bancos têm de ter uma dimensão mínima de 40 pontos, determinou o Banco de Portugal (BdP) numa alteração publicada esta quarta-feira.
O parlamento aprovou esta quarta-feira, em votação final global, a proposta de redução do IRS em 2025 e o compromisso para existir uma nova descida no próximo ano, a inscrever no Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).
A zona euro registou, em maio, um aumento homólogo para 16,2 mil milhões de euros no comércio externo de bens e a União Europeia (UE) para 13,1 mil milhões de euros, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
O preço mediano dos 40.163 alojamentos familiares transacionados, no primeiro trimestre, foi 1.951 euros por metro quadrado, uma subida de 18,7% face ao mesmo período de 2024 e após um aumento de 15,5% no trimestre anterior.