Área ardida triplicou para 30 mil hectares nos últimos 15 dias

Em 15 dias, a área ardida subiu para 29.474 hectares e o número de fogos para 4.631, segundo dados provisórios disponíveis no 'site' do ICNF.

© LUSA/PAULO CUNHA

A área ardida pelos incêndios em Portugal continental triplicou nos últimos 15 dias, para quase 30 mil hectares, de acordo com dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

No último relatório do ICNF de incêndios rurais, até 15 de julho, estava contabilizada uma área afetada de 10.768 hectares, devido a 3.370 fogos.

Em 15 dias, a área ardida subiu para 29.474 hectares e o número de fogos para 4.631, segundo dados provisórios disponíveis no ‘site’ do ICNF, às 10h00 de hoje.

Desde sábado que vários fogos considerados significativos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) têm sucedido em Portugal continental, nomeadamente o que lavra desde sábado em Ponte da Barca.

Desde o início do ano e até hoje, a área ardida é sete vezes superior face ao mesmo período do ano passado, 29.474 hectares e 4.425 hectares, respetivamente.

Nos primeiros sete meses deste ano ocorreram 4.631 fogos, enquanto no período homólogo de 2024 foram 2.820.

Os dados provisórios do ICNF indicam ainda que 49% da área ardida correspondeu a povoamentos florestais, 38% a matos e 13% a zonas agrícolas.

A maior parte da área ardida foi, até quarta-feira, na região Norte (18.000 hectares), seguida da do Alentejo (6.960 hectares), de acordo com estatísticas do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), da responsabilidade da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF),

O risco de incêndio tem sido máximo na maioria dos concelhos de Portugal continental, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) informou hoje que deteve um homem de 29 anos por suspeita de homicídio qualificado, profanação de cadáver e posse de arma proibida, num crime que terá ocorrido em Lisboa na noite de terça para quarta-feira.
Um avião Canadair empenhado no combate ao incêndio que deflagrou em Penafiel, distrito do Porto, e que se alastrou para Gondomar, sofreu esta quinta-feira danos estruturais durante a operação de carga de água no Rio Douro.
Uma cabeça que se suspeita que seja do corpo de um homem que foi encontrado decapitado na quarta-feira em Lisboa foi hoje entregue no posto policial do Hospital de São José, revelou a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Mais de 30 mil famílias, pelo menos, continuam em lista de espera por uma habitação nos municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), segundo uma contagem feita pela Lusa, com base em dados oficiais.
Um espaço renovado dedicado ao atendimento, acompanhamento e apoio de vítimas de crimes de violência doméstica vai ser inaugurado, na sexta-feira, nas instalações do Comando Distrital de Évora da PSP, foi hoje anunciado.
Em 15 dias, a área ardida subiu para 29.474 hectares e o número de fogos para 4.631, segundo dados provisórios disponíveis no 'site' do ICNF.
Um homem de 58 anos foi detido pela suspeita de ter ateado um incêndio em área florestal no concelho do Peso da Régua, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real.
Três homens detidos pela PSP do Porto por suspeitas de furto de cinco relógios de luxo, avaliados em mais de 100 mil euros, vão aguardar julgamento em prisão preventiva, informou hoje o Comando Metropolitano do Porto.
A Estrada Nacional 108 (EN108) estava hoje, pelas 07:15, cortada ao trânsito, em ambos os sentidos na localidade de Melres, concelho de Gondomar e distrito do Porto, devido a incêndio, de acordo com a GNR.
Portugal pediu assistência de satélite à União Europeia (UE), através do sistema Copernicus, mas ainda não ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, indicou esta quarta-feira à Lusa a Comissão Europeia.