Campeão Fernando Pimenta apurado para a final de K1 1.000 dos Mundiais de Milão

O canoísta Fernando Pimenta apurou-se hoje para a final dos olímpicos K1 1.000 dos Mundiais de Milão, com o segundo melhor tempo numa meia-final que juntou as principais estrelas da modalidade.

© Facebook/Fernando.Pimenta

Pimenta, que no sábado à tarde vai defender o ouro conquistado em 2023 em Duisburgo, Alemanha, dominou praticamente toda a regata, concluindo-a em 3.29,45 minutos, apenas superado, em 52 centésimos de segundo, pelo húngaro Balint Kopasz, campeão olímpico em Tóquio2020.

O atual campeão olímpico, o checo Josef Dostal, passou em terceiro, a 1,54 do vencedor, numa semifinal que deixou de fora o vice-campeão da Europa, o sueco Martin Nathell.

Campeão do Mundo em Montemor-o-Velho, em 2018, em Copenhaga, em 2021, e em Duisburgo, Alemanha, em 2023, Pimenta, que tem ainda duas pratas e dois bronzes nesta disciplina olímpica, tem a final no sábado às 13:56, horas de Lisboa, horas após disputar as ‘meias’ dos 500 metros, nos quais foi bronze no derradeiro mundial.

Na canoagem adaptada, Norberto Mourão venceu a sua semifinal, em 54,38 segundos, superando o checo Miroslav Sperk por 68 centésimos e agora tem a final no sábado, às 14:06.

Hoje, sobressaem no programa de Portugal duas finais, destacando-se a do K4 500 metros com os campeões da Europa Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha.

Igualmente, regata das medalhas para as jovens Beatriz Fernandes e Inês Penetra em C2 500 metros, a estreia das canoas femininas em finais de mundiais absolutas.

Últimas de Desporto

O canoísta Fernando Pimenta apurou-se hoje para a final dos olímpicos K1 1.000 dos Mundiais de Milão, com o segundo melhor tempo numa meia-final que juntou as principais estrelas da modalidade.
A seleção portuguesa de canoagem tem hoje a primeira possibilidade de conquistar uma medalha nos Mundiais de Milão, destacando-se a embarcação de K4 500 metros masculino, atual campeão da Europa.
A seleção portuguesa de canoagem estreia-se hoje nos Mundiais de Milão com a responsabilidade de defender dois títulos alcançados em 2023, o de K1 1.000 metros e o de K2 500.
Os incidentes em espetáculos desportivos durante a época 2024/25 registaram uma redução global de 23% face à anterior, de acordo com os dados nacionais divulgados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP).
O português Miguel Oliveira (Yamaha) terminou hoje em 19.º os treinos cronometrados para o Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 13.ª ronda do Mundial de motociclismo de velocidade, após sofrer uma queda que obrigou à suspensão dos trabalhos.
Portugal garantiu hoje o apuramento para fase final do Campeonato da Europa de voleibol feminino de 2026, depois de vencer a Geórgia, por 3-0, no último jogo da fase de qualificação.
Os ginastas Gabriel Albuquerque e Lucas Santos conquistaram hoje a medalha de ouro na competição de trampolim sincronizado dos Jogos Mundiais, a decorrerem em Chengdu, na China, assegurando a primeira subida ao pódio da Equipa Portugal.
O piloto australiano Oscar Piastri (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1, 13.ª ronda da temporada, e reforçou o comando do campeonato.
O piloto português Miguel Oliveira (Yamaha) terminou hoje na 17.ª posição o Grande Prémio da República Checa de MotoGP, 12.ª ronda da temporada, ganho pelo espanhol Marc Márquez (Ducati).
A Polícia Judiciária (PJ) está a realizar buscas no Estádio do Bessa, no Porto, no âmbito de uma investigação a alegados crimes económicos relacionados com a SAD do Boavista, confirmou hoje à Lusa fonte ligada ao processo.