Autoridades colombianas acusam dois suspeitos de ataque terrorista com camião-bomba

Dois guerrilheiros detidos após um ataque com um camião-bomba no sudoeste da Colômbia, que causou seis mortos e mais de 60 feridos na quinta-feira, estão a ser processados por homicídio, anunciou este sábado o Ministério Público colombiano.

© D.R.

O procurador anunciou na rede social X que Walter Yonda e Carlos Obando Aquirre, membros da Frente Jaime Martinez do Estado-Maior Central (EMC), a maior dissidência das ex-FARC, estão a ser processados por homicídio qualificado, um crime que pode ser punido com até 50 anos de prisão.

Segundo o procurador, os dois suspeitos terão “transportado e ativado dois camiões nos quais estavam colocados vários cilindros contendo um material explosivo à base de nitrato de amónio e granadas de morteiro”.

Um dos veículos explodiu em frente à escola de aviação militar de Cali, a terceira cidade mais populosa do país.

No mesmo dia, perto de Medellín, a segunda maior cidade do país, 13 polícias foram mortos durante um tiroteio e o lançamento de um drone explosivo contra um helicóptero, quando as forças policiais cercavam plantações de coca.

A Colômbia é o maior produtor mundial de cocaína.

As autoridades atribuem os dois crimes a duas dissidências das ex-FARC, em conflito entre si, que rejeitaram o acordo de paz assinado em 2016.

O presidente colombiano, Gustavo Petro, ele próprio um antigo guerrilheiro, anunciou na sexta-feira, também na rede social X, a prisão de Diomar Mancilla, membro da coluna Jaime Martínez, que, segundo o chefe de Estado, “participou no ataque contra a população civil”.

Após a onda de ataques, o ministro da Defesa, Pedro Sánchez, disse à comunicação social este sábado que o Estado colombiano está a usar todos os meios para “neutralizar as ameaças” à segurança, que atravessa a pior crise numa década.

O ministro participou numa reunião com responsáveis das forças de segurança em Antioquia (noroeste) para organizar a luta contra grupos guerrilheiros dissidentes, paramilitares e cartéis, que lucram com o narcotráfico, assim como com a extorsão e a exploração mineira ilegal.

Vários grupos dissidentes realizaram recentemente dezenas de ataques e são igualmente suspeitos do assassinato do senador e candidato presidencial de direita Miguel Uribe Turbay, atingido por dois tiros na cabeça por um adolescente de 15 anos contratado, enquanto discursava na capital, em 07 de junho.

As autoridades apontam o grupo “Segunda Marquetalia”, dissidente da guerrilha das Farc, como responsável por este crime, que chocou o país.

Últimas do Mundo

Dois guerrilheiros detidos após um ataque com um camião-bomba no sudoeste da Colômbia, que causou seis mortos e mais de 60 feridos na quinta-feira, estão a ser processados por homicídio, anunciou este sábado o Ministério Público colombiano.
A administração norte-americana felicitou hoje o povo da Ucrânia pelo 34.º aniversário da independência e manifestou confiança em negociações de paz com a Rússia que permitam uma paz duradoura.
A Rússia efetuou cerca de 450 ataques nas últimas 24 horas em Zaporijia (sul) e em outras regiões da Ucrânia que causaram vários feridos e danos materiais, anunciaram hoje as autoridades ucranianas.
A Administração norte-americana ordenou na sexta-feira a paralisação das obras de um imenso projeto de parque eólico offshore na costa nordeste, apesar de já estar 80% concluído.
Mais de 1.200 suspeitos de crimes cibernéticos foram detidos pela Interpol entre junho e agosto em África, incluindo em Angola, com a participação das forças policiais de 18 países do continente e do Reino Unido.
A produtividade dos trabalhadores desce 2% a 3% por cada grau Celsius (ºC) acima dos 20°C, indica um relatório das Nações Unidas divulgado hoje, que assinala que tem aumentado a frequência e intensidade das situações de calor extremo.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, validou hoje o plano militar para a ocupação da Cidade de Gaza, ao mesmo tempo que aceitou reatar negociações com o grupo islamita palestiniano Hamas.
A Polónia enviou uma nota de protesto a Moscovo após a queda e explosão de um drone no leste do país, informou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco, classificando o incidente como uma "provocação deliberada".
Os ministros dos Negócios Estrangeiros de cerca de 20 países, incluindo Portugal, e a chefe da diplomacia europeia instaram hoje Israel a “reverter imediatamente” o plano “inaceitável” de construir novos colonatos junto a Jerusalém.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse hoje que pediu ao chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, para convencer a Hungria a desbloquear o processo de adesão da Ucrânia na União Europeia.