Tarifas: Empresas postais europeias suspendem envios para os EUA

Esta decisão abrange empresas europeias de Itália, Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Finlândia ou Estónia.

Facebook Royal Mail

As principais empresas postais europeias suspenderam temporariamente os envios de mercadorias para os Estados Unidos (EUA) devido ao fim da isenção que estava estabelecida para pacotes com valor inferior a 800 dólares.

Esta decisão abrange empresas europeias de Itália, Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Finlândia ou Estónia.

No início de abril, o Presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu aplicar uma taxa aos pacotes que entrassem no país, que deveria entrar em vigor em 02 de maio.

No entanto, não chegou a ser aplicada devido à indefinição da medida e a sua aplicação ficou suspensa até 15 de agosto passado, quando as autoridades americanas divulgaram os requisitos detalhados necessários para a implementação da sua ordem executiva.

Conforme estipulado na altura, a moratória para este tipo de envios desaparecerá na próxima sexta-feira, 29 de agosto, data a partir da qual os direitos aduaneiros deverão ser pagos aquando do envio.

O Reino Unido, que não faz parte da União Europeia (UE), foi o último país a aplicar a suspensão e o seu serviço postal – o Royal Mail — irá cancelar as remessas para os EUA a partir de terça-feira.

No entanto, a An Post da República da Irlanda confirmou em comunicado que manterá os envios porque uma mudança agora poderia causar “confusão, atrasos e inconvenientes” tanto para os clientes que enviam como para os que recebem encomendas.

Outra das empresas a suspender os serviços postais foi a Poste Italiane, a maior empresa de Itália, que desde 23 de agosto não presta o serviço devido à “ausência de instruções diferentes das autoridades americanas ou de exceções aos prazos mencionados”, conforme afirmaram em comunicado.

A mesma medida foi adotada pela empresa pública de correios da França, La Poste, e entrou em vigor hoje devido aos “prazos extremamente curtos” para se preparar para os “novos procedimentos alfandegários” aprovados pelos EUA, que incluem uma taxa de 15% para envios provenientes da UE.

A Posten Bring, o serviço norueguês, também suspendeu os envios de encomendas para os EUA, tal como os outros países nórdicos, alegando que a situação atual “cria insegurança sobre as possibilidades de transporte, devolução e responsabilidade”.

Essa mesma incerteza foi denunciada pela Posti, da Finlândia, e pela Lietuvos Pastas, da Lituânia, que também suspenderam os envios.

A empresa postal da Dinamarca e da Suécia, Post Nord, suspendeu os envios na semana passada, e na Alemanha e na Áustria, a DHL e a Österreichische Post, respetivamente, agiram da mesma forma.

Em Espanha, a Correos garantiu que a medida “será mantida durante o tempo estritamente necessário para adotar as medidas operacionais necessárias que permitam cumprir as novas obrigações da ordem executiva dos Estados Unidos”.

Últimas de Economia

Dados hoje publicados pelo Eurostat sobre as colheitas de 2024 revelam que Portugal foi o terceiro maior produtor de tomate (1,7 milhões de toneladas), atrás de Itália (seis milhões de toneladas) e Espanha (4,5 milhões de toneladas).
Esta decisão abrange empresas europeias de Itália, Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Finlândia ou Estónia.
Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir a dois, cinco e 10 anos, alinhados com Espanha, Grécia, Irlanda e Itália e também com a Alemanha no prazo mais longo.
"A ViniPortugal está profundamente desapontada com o resultado das negociações, dado que esta medida irá afetar severamente as exportações para os EUA, um mercado essencial para os vinhos portugueses", vincou a associação do setor vitivinícola nacional, em comunicado.
O endividamento do setor não financeiro, que reúne administrações públicas, empresas e particulares, aumentou em 32,3 mil milhões de euros no primeiro semestre, para 847 mil milhões de euros, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP).
A tecnológica norte-americana Nvidia vai juntar-se ao desenvolvimento do novo supercomputador japonês com o nome de código Fugaku NEXT, que deverá estar operacional em 2030, segundo o centro de investigação estatal japonês Riken, copatrocinador do projeto.
A EDP Gás SU foi multada em 70 mil euros, por não ter garantido os prazos para concretizar os pedidos de contratação dos clientes que optaram por mudar para o mercado regulado, anunciou hoje a ERSE.
Este nível de inflação, o mais elevado desde janeiro de 2024, é superior às expectativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que previam uma subida de 3,7%.
A Google anunciou uma nova funcionalidade para a aplicação de mensagens do sistema operativo Android, que inclui alertas de conteúdo sensível e impede enviar ou receber imagens com nudez.
A Google aceitou pagar uma multa de 30,6 milhões de euros por violar as leis de concorrência na Austrália ao pagar a duas empresas de telecomunicações do país para pré-instalarem a sua aplicação de pesquisa nos seus telemóveis.