Tarifas: Empresas postais europeias suspendem envios para os EUA

Esta decisão abrange empresas europeias de Itália, Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Finlândia ou Estónia.

Facebook Royal Mail

As principais empresas postais europeias suspenderam temporariamente os envios de mercadorias para os Estados Unidos (EUA) devido ao fim da isenção que estava estabelecida para pacotes com valor inferior a 800 dólares.

Esta decisão abrange empresas europeias de Itália, Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Finlândia ou Estónia.

No início de abril, o Presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu aplicar uma taxa aos pacotes que entrassem no país, que deveria entrar em vigor em 02 de maio.

No entanto, não chegou a ser aplicada devido à indefinição da medida e a sua aplicação ficou suspensa até 15 de agosto passado, quando as autoridades americanas divulgaram os requisitos detalhados necessários para a implementação da sua ordem executiva.

Conforme estipulado na altura, a moratória para este tipo de envios desaparecerá na próxima sexta-feira, 29 de agosto, data a partir da qual os direitos aduaneiros deverão ser pagos aquando do envio.

O Reino Unido, que não faz parte da União Europeia (UE), foi o último país a aplicar a suspensão e o seu serviço postal – o Royal Mail — irá cancelar as remessas para os EUA a partir de terça-feira.

No entanto, a An Post da República da Irlanda confirmou em comunicado que manterá os envios porque uma mudança agora poderia causar “confusão, atrasos e inconvenientes” tanto para os clientes que enviam como para os que recebem encomendas.

Outra das empresas a suspender os serviços postais foi a Poste Italiane, a maior empresa de Itália, que desde 23 de agosto não presta o serviço devido à “ausência de instruções diferentes das autoridades americanas ou de exceções aos prazos mencionados”, conforme afirmaram em comunicado.

A mesma medida foi adotada pela empresa pública de correios da França, La Poste, e entrou em vigor hoje devido aos “prazos extremamente curtos” para se preparar para os “novos procedimentos alfandegários” aprovados pelos EUA, que incluem uma taxa de 15% para envios provenientes da UE.

A Posten Bring, o serviço norueguês, também suspendeu os envios de encomendas para os EUA, tal como os outros países nórdicos, alegando que a situação atual “cria insegurança sobre as possibilidades de transporte, devolução e responsabilidade”.

Essa mesma incerteza foi denunciada pela Posti, da Finlândia, e pela Lietuvos Pastas, da Lituânia, que também suspenderam os envios.

A empresa postal da Dinamarca e da Suécia, Post Nord, suspendeu os envios na semana passada, e na Alemanha e na Áustria, a DHL e a Österreichische Post, respetivamente, agiram da mesma forma.

Em Espanha, a Correos garantiu que a medida “será mantida durante o tempo estritamente necessário para adotar as medidas operacionais necessárias que permitam cumprir as novas obrigações da ordem executiva dos Estados Unidos”.

Últimas de Economia

A dívida pública da zona euro avançou para 88,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2025, face a 87,7% no mesmo período do ano passado, com Portugal a registar a quinta maior descida homóloga.
Comparando com agosto, setembro registou mais 962 desempregados. Trata-se do segundo aumento mensal consecutivo, após seis meses seguidos de redução no número de desempregados.
A produção na construção aumentou 0,1% na zona euro e manteve-se estável na União Europeia (UE), em agosto, face ao mês homólogo, divulga esta segunda-feira o Eurostat.
As taxas impostas pelos EUA e a desvalorização do dólar estão a tornar as exportações portuguesas de pedra natural cerca de 40% mais caras, o que pode levar os clientes a procurar alternativas mais baratas, alerta a associação do setor.
O índice de preços na produção industrial caiu 3,7% em setembro, em termos homólogos, em resultado da redução de preços dos bens intermédios, da energia e dos bens de consumo, divulgou esta sexta-feira o INE.
A taxa de juro no crédito à habitação desceu 7,9 pontos para 3,228% entre agosto e setembro, mês em que, pela primeira vez desde maio de 2023, os juros representaram menos de metade do valor da prestação.
O número de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico na União Europeia (UE) subiu, em 2024, 2,7%, ultrapassando pela primeira vez os três mil milhões, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
A taxa de inflação homóloga da zona euro avançou, em setembro, para os 2,2%, interrompendo três meses consecutivos nos 2,0%, confirmou hoje o Eurostat, indicando uma taxa de 2,6% para a União Europeia (UE).
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje para a utilização fraudulenta do nome e imagem de personalidades públicas e de instituições financeiras autorizadas, oferecendo serviços de intermediação financeira ou propondo oportunidades de investimento.
O consumo de cimento no mercado nacional totalizou 2,657 milhões de toneladas até agosto, recuando 1,6% em termos homólogos, apesar do crescimento registado no mercado residencial, segundo dados divulgados hoje pela associação setorial.