Praia da Nazaré interditada a banhos pela terceira vez este verão

A praia da Nazaré está desde domingo interditada a banhos, pela terceira vez este verão, devido a uma "escorrência" detetada nesse dia, mantendo-se a medida até serem revelados os resultados das análises efetuadas às águas balneares.

© D.R.

Em reunião pública, o presidente da Câmara, Manuel Sequeira, disse hoje que no domingo “foi detetada uma terceira escorrência”, sinalizada de imediato, na sequência de um “entupimento na Praça Dr. Manuel Arriaga, pelas 15h00, por questões técnicas”.

A praia está interditada a banhos até serem conhecidos os resultados das análises pedidas às águas balneares.

Em agosto, o município do distrito de Leiria apresentou queixa no Ministério Público (MP) para que sejam investigadas as duas descargas de efluentes que interditaram os banhos na praia e levaram mais de uma centena de pessoas a serem assistidas devido à contaminação da água.

Na queixa, contra desconhecidos, a autarquia pede que sejam investigadas as circunstâncias que levaram ao entupimento de uma conduta de saneamento e à ocorrência de descargas de esgotos para a praia, por duas vezes, no final do mês de julho e na segunda semana de agosto.

Os dois casos obrigaram à interdição da praia da Nazaré no dia 01 e no dia 13 de agosto.

Na sequência do primeiro incidente, 116 pessoas foram assistidas na Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria com sintomas relacionados com a contaminação da água.

À agência Lusa, o presidente da autarquia admitiu ter “desconfianças de vária ordem”, entre as quais a possibilidade de existirem “algumas obras ilegais [com ligação à conduta] que prejudicam a qualidade da água que chega ao pluvial”.

Manuel Sequeira afirmou que o executivo tem provas de que “a água sai na última caixa de visita em condições límpidas, transparentes, e chega ao pluvial em condições menos boas”, suspeitando que parte do problema possa estar relacionado com antigas construções ilegais.

Outra das causas do problema pode estar, segundo Sequeira, “na colocação de produtos não convenientes na canalização”, entre os quais “óleos, gorduras”, alegadamente provenientes de restaurantes.

A Câmara da Nazaré, que admite avançar com uma auditoria a estas situações, pretende que o MP verifique “se há matéria para investigar” e avançar com um processo.

Quando forem conhecidas as conclusões será marcada uma reunião extraordinária do executivo para avaliar a situação das condutas, com cerca de 60 anos e que o autarca reconhece já não darem resposta à pressão causada pelo aumento de população em várias épocas do ano.

Manuel Sequeira, que não se recandidata a um próximo mandato, já apelou a que os candidatos à Câmara nas eleições autárquicas de 12 de outubro considerem prioritária a substituição das condutas, obra que estima poder custar cerca de dois milhões de euros.

Últimas do País

A praia da Nazaré está desde domingo interditada a banhos, pela terceira vez este verão, devido a uma "escorrência" detetada nesse dia, mantendo-se a medida até serem revelados os resultados das análises efetuadas às águas balneares.
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Sintra decidiu hoje levar José Castelo Branco a julgamento nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP) por violência doméstica sobre Betty Grafstein.
As intervenções emergentes e críticas decorrentes dos incêndios rurais deste verão têm o valor de 3,7 milhões de euros, revelou o Ministério do Ambiente e Energia, adiantando existir uma dotação de 15 milhões de euros para ações urgentes.
O número de atendimentos em serviço de urgência do Serviço Nacional de Saúde diminuiu cerca de 4% em duas décadas, entre 2003 e 2023, período em que o número de enfermeiros especialistas triplicou, segundo dados divulgados hoje pelo INE.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia na terça-feira uma operação de sensibilização e fiscalização rodoviária direcionada aos comportamentos associados à condução agressiva, em especial dos utilizadores de veículos de duas rodas a motor.
O Ministério da Saúde revelou hoje que há instituições que tinham assinado contratos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para cuidados continuados que pediram a rescisão, num total que abrange mais de 870 camas.
Um sismo de magnitude 2.8 na escala de Richter, com epicentro cerca de 10 quilómetros a norte de Santa Luzia, na ilha do Pico, foi hoje sentido pelas 13:09, nos Açores, segundo o IPMA.
Um incêndio que deflagrou hoje numa zona de mato em Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, já se encontra dominado, segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa.
O SNS tem mais de 150 mil trabalhadores, mas os bastonários dos médicos e enfermeiros elencam a falta de profissionais como um constrangimento do serviço público que já gasta cerca de 15 mil milhões de euros anualmente.
Apenas metade dos candidatos ao ensino superior na 2.ª fase do concurso nacional ficou colocada, num total de 8.824 novos caloiros nas universidades e politécnicos, segundo dados hoje divulgados.