Von der Leyen garante que UE “defenderá cada centímetro do seu território”

A presidente da Comissão Europeia advertiu hoje que a União Europeia "defenderá cada centímetro do seu território" contra as provocações russas e pediu "maior autonomia e independência" na defesa, numa entrevista publicada hoje no jornal belga Le Soir.

© Facebook/comissão europeia

 

Von der Leyen insistiu na necessidade de um “pilar europeu” de defesa muito mais forte para garantir a democracia e a prosperidade num mundo mais hostil, após a recente série de incursões de drones e aeronaves russos no espaço aéreo da Polónia, Roménia e Estónia.

“Estes incidentes, e especificamente o que ocorreu na Polónia, são muito significativos. Embora a NATO deva manter-se no centro da nossa defesa coletiva, precisamos de um pilar europeu muito mais forte”, enfatizou Ursula Von der Leyen, quando questionada sobre o envio de aviões de países europeus — sem o envolvimento dos EUA — para abater drones russos no espaço aéreo polaco.

A presidente da Comissão Europeia (CE) afirmou que a UE-27 já tem um programa para reforçar a sua “autonomia e independência” na defesa, o chamado “Horizonte 2030”, cuja implementação está a ser acelerada com a mobilização de até 800 mil milhões de euros para o setor.

Questionada sobre se a União Europeia (UE) está a considerar a criação das suas próprias forças armadas, Von der Leyen afirmou que os Estados-membros “manterão sempre a responsabilidade pelas suas próprias tropas”.

Defendeu ainda uma dissuasão “forte e fiável” contra o bloqueio dos sinais de GPS no espaço aéreo europeu nas regiões que fazem fronteira com a Rússia, o que afetou inúmeros voos em áreas como o Mar Báltico, incluindo um avião que transportava a própria Von der Leyen no início deste mês.

“A Rússia parece disposta a aceitar a possibilidade de ocorrerem acidentes fatais a qualquer momento”, afirmou a responsável da Comissão Europeia, que disse que Bruxelas leva estes incidentes “muito a sério”, assim como “todos os ataques híbridos e ciberataques russos contra a União”.

Estes ataques, segundo Von der Leyen, “mostram claramente que as ambições da Rússia não se limitam à Ucrânia”.

Questionada sobre a situação no Médio Oriente, defendeu um equilíbrio com uma postura europeia que permitisse “alcançar a verdadeira segurança para Israel” e, ao mesmo tempo, “garantir um presente e um futuro seguros para todos os palestinianos”.

Da mesma forma, enfatizou a necessidade de “acesso ilimitado a toda a ajuda humanitária” e “um cessar-fogo imediato”, e reiterou que “a solução de dois Estados é a única perspetiva para uma paz duradoura” no Médio Oriente.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia aprovou o pedido do Governo português para reprogramar os fundos europeus do PT2030, bem como dos programas operacionais regionais do atual quadro comunitário de apoio.
A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.
A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.
Os presumíveis autores do ataque terrorista de 14 de dezembro em Sydney lançaram explosivos que não chegaram a detonar durante o ataque na praia de Bondi, onde morreram 16 pessoas, incluindo um dos agressores, segundo documentos revelados hoje.
Milhares de pessoas traficadas para centros de burlas no Sudeste Asiático sofrem tortura e são forçados a enganar outras em todo o mundo, numa indústria multimilionária de escravidão moderna. À Lusa, sobreviventes e associações testemunharam a violência.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.