MP acusa homem de 19 crimes de abuso sexual de menor na região Oeste

O Ministério Público (MP) acusou um homem, de 53 anos, de 19 crimes de abuso sexual agravados sobre uma menor, neta da sua companheira, factos que decorreram ao longo de três anos na região Oeste.

© LUSA/Tiago Petinga

Segundo a acusação deduzida no final de setembro, e a que a agência Lusa teve hoje acesso, a vítima não só o “tratava por avô”, como também existiam “laços de afeto e de confiança” entre ambos e a criança ficava na casa dos avós para a mãe ir trabalhar e, por diversas vezes, era o homem que a ia buscar à escola.

“Fruto da relação familiar e do convívio que com a mesma mantinha, bem como do facto de ser o arguido quem a transportava da escola para a residência do arguido, local onde permanecia diversas horas aos seus cuidados e do seu agregado familiar, o arguido decidiu tirar proveito desta situação para praticar [com a criança] atos sexuais e, deste modo, satisfazer os seus instintos libidinosos, situação que ocorreu desde os seis aos nove anos” da criança, enquanto esta frequentou o primeiro ciclo do ensino básico, lê-se na acusação.

Num “número indeterminado de vezes”, o arguido terá abusado da criança, pedindo-lhe para “não contar a ninguém”, o que a aquela acatava por “receio que não acreditassem em si e que desestabilizasse a família”.

Em março deste ano, com 9 anos de idade, a criança “começou a autoinfligir golpes no corpo… provocando ferimentos, nomeadamente no seu braço esquerdo” e ” revelou os crimes sofridos em contexto escolar, tendo a escola comunicado imediatamente a situação à Polícia Judiciária”, informou na altura fonte policial.

No final desse mês, o agressor veio a ser detido pela Polícia Judiciária e encontra-se desde essa altura preso preventivamente a aguardar julgamento no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

O Ministério Público tem a decorrer prazo para eventual abertura da Instrução, seguindo o caso para julgamento se tal não vier a acontecer.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje em Lisboa um cidadão estrangeiro de 26 anos, que fugiu à polícia em agosto, por tráfico de droga, anunciou hoje aquela polícia.
O parlamento da Madeira aprovou hoje, por maioria, uma proposta de lei à Assembleia da República apresentada pelo CHEGA para revogar o limite de referência de droga para consumo médio individual de dez para cinco dias.
A Cloudfare anunciou esta terça-feira estar a investigar uma falha na sua rede global que provocou a 'queda' de vários clientes, como a rede social X, o 'chatbot' ChatGPT e o videojogo 'League of Legends'.
A Polícia Judiciária deteve no aeroporto de Lisboa, em três ações distintas, três mulheres estrangeiras, entre os 20 e os 39 anos, suspeitas do crime de tráfico de droga, indicou esta terça-feira a PJ.
Nos primeiros 10 meses de 2025, foram detidas pela Polícia Judiciária (PJ) 269 suspeitos de crimes sexuais, mais do que em todo o ano de 2024, quando foram detidos 251, revelou hoje o diretor da instituição.
O antigo governante e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos Armando Vara foi detido na segunda-feira pela PSP, em Lisboa, para cumprir os dois anos e meio da prisão que restam devido aos processos Face Oculta e Operação Marquês.
O consumo global de antibióticos em Portugal aumentou 8% entre 2019 e 2024, quatro vezes mais do que a média de 2% registada nos países da União Europeia, revelou hoje o Infarmed no Dia Europeu do Antibiótico.
Mais de 35 mil pessoas morrem anualmente devido a infeções resistentes aos antibióticos, estimou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), alertando que a resistência antimicrobiana continua a aumentar na Europa.
Quase 11.900 mil médicos aderiram ao regime de dedicação plena no SNS, num investimento superior a 300 milhões de euros, segundo dados oficiais avançados à Lusa, que indicam haver maior concentração nas grandes unidades hospitalares e universitárias.
As urgências do SNS registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura elevada que é mais do dobro da média verificada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).