GNR com “dispositivo especial” de segurança para 13 de outubro em Fátima

A GNR vai ter, entre domingo e segunda-feira, um "dispositivo especial” de segurança em Fátima com um reforço do patrulhamento policial nas principais vias de acesso à cidade e garantir a segurança dos peregrinos, indicou hoje a corporação.

© D.R.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana avança que realiza por ocasião da peregrinação de 13 de outubro, a última deste ano, a ‘Operação Trindade 2025’ tendo em conta o significativo aglomerado de peregrinos no santuário de Fátima.

Esta operação vai contar com diversas valências da Guarda, nomeadamente meios do dispositivo territorial, de trânsito, da estrutura de investigação criminal, de patrulhamento ciclo e a cavalo, de ordem pública e operações especiais, inativação de explosivos e vigilância com recurso a ‘drones’ e sistema de videovigilância, avança a corporação.

A GNR indica que este ‘dispositivo especial’ tem como objetivo “garantir a segurança rodoviária e a fluidez de trânsito nos acessos a Fátima, a prevenção de ilícitos, incivilidades ou alterações da ordem pública” e manter “o clima de tranquilidade e segurança durante todo o evento, através de uma atuação de sensibilização e apoio aos peregrinos”.

Esta força de segurança relembra que, na zona do Santuário de Fátima e em toda a sua envolvência, haverá interdição temporária do espaço aéreo, pelo que não estão autorizados voos de ‘drones’.

A GNR recomenda aos peregrinos para que cheguem atempadamente para evitarem filas prolongadas, identifiquem, memorizem ou fotografem o local onde estaciona a viatura ou de desembarque do autocarro e não deixem pertences à vista no interior dos veículos.

Sugere ainda para que não deixem documentos pessoais nos veículos, transportem a carteira e o telemóvel em local próximo do corpo, evitem ter grandes quantias de dinheiro e que saída de Fátima, após o fim das cerimónias, seja calma e gradual, evitando momentos de maior afluência.

Últimas do País

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa tem pendentes mais de 133 mil processos contra a agência das migrações e entre 14 de julho e 31 de agosto entraram naquele tribunal 179 providências cautelares para impedir ordens de expulsão.
A Hoti Hotéis aguarda há vários anos pelo desfecho de processos de investimento em dois projetos hoteleiros, um em Lisboa e outro em Monte Gordo, bloqueados por disputas legais e reviravoltas administrativas.
As produtoras portuguesas de tabaco alertam que a Organização Mundial da Saúde (OMS) está a preparar medidas que podem ameaçar a sustentabilidade de “milhares de pequenas empresas” da cadeia de valor do tabaco e favorecer o “comércio ilícito”.
A GNR vai ter, entre domingo e segunda-feira, um "dispositivo especial” de segurança em Fátima com um reforço do patrulhamento policial nas principais vias de acesso à cidade e garantir a segurança dos peregrinos, indicou hoje a corporação.
Portugal é o terceiro país europeu com as mais altas taxas de depressão e ansiedade dos médicos e enfermeiros e está também acima da média na proporção de profissionais de saúde expostos a violência no trabalho.
Um estudo de investigadores nacionais e estrangeiros estima que cerca de um milhão de chamadas para a Linha SNS 24, usada para filtrar as idas às urgências, podem ficar sem serem atendidas no inverno, por falta de meios.
O ano de 2025 até ao dia de hoje resultou num recorde de 57 presumíveis autores de incêndios florestais dolosos em prisão preventiva, num total de 88 detenções, revelou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A Cruz Vermelha Portuguesa realiza a partir de hoje, nas lojas Lidl, uma nova campanha de angariação de bens alimentares e donativos devido ao aumento da procura de ajuda.
O Infarmed suspendeu a comercialização de um lote do medicamento analgésico Nolotil em solução injetável por terem sido encontrados fragmentos de vidro de ampolas e pó na embalagem secundária.
A Comissão Europeia vai levar Portugal perante o Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) por falhas na transposição das regras relativas ao destacamento de condutores do setor do transporte rodoviário.