Chuva regressa ao continente a partir de domingo

A chuva vai regressar a Portugal continental a partir de domingo, dia em que as temperaturas máximas podem descer 5 a 7 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.

© D.R.

“A partir de hoje vamos ter gradualmente uma mudança da situação meteorológica que será mais significativa no domingo. Hoje ainda é um dia com temperaturas elevadas, muito semelhantes às que têm sido registadas nos dias anteriores”, indicou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Ângela Lourenço, gradualmente, a partir de sábado vai aproximar-se um sistema frontal que vai trazer algumas mudanças meteorológicas com chuva, vento mais intenso e descida das temperaturas máximas.

“O domingo será um dia já com chuva praticamente em todo o território. O sistema frontal vai atravessar o território de norte para sul, apesar de nas regiões do Baixo Alentejo e Algarve poderem ser menos frequentes”, disse.

Segundo a meteorologista do IPMA, está previsto também um aumento da intensidade do vento, sendo por vezes forte no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e terras altas.

“Com esta situação, vamos ter uma descida da temperatura, principalmente da máxima, no domingo. Em média pode haver aqui valores entre 05 a 07 graus, podendo haver zonas do território nas zonas mais a norte com descidas até 9 graus”, disse, acrescentando que as mínimas não deverão registar alterações significativas.

A chuva deverá manter-se durante a próxima semana, mas com variações.

“Vai haver períodos ou dias em que a precipitação é menos provável e outros em que poderá ocorrer em todo o território. A próxima semana será caracterizada pela ocorrência de precipitação no norte e centro, mas afetar um dia ou outro a região sul”, indicou.

No final da próxima semana, os valores da temperatura estarão a rondar os 23/24 graus e nas regiões mais a norte 19/20 graus.

Últimas do País

A capitania do porto do Funchal alertou hoje para a agitação marítima forte prevista para o arquipélago da Madeira, emitindo um conjunto de recomendações.
Crime ocorreu em fevereiro de 2025, mas só foi denunciado meses depois, quando a vítima foi identificada como grávida. Exames de ADN confirmaram a autoria dos factos.
Mais de 60% das vagas para Medicina Geral e Familiar (MGF) ficaram por preencher no concurso de segunda época, que terminou com a ocupação de 50 das 142 abertas, segundo dados a que a Lusa teve acesso.
Mais de mil pedidos por dia, utilização recorde e quase 120 mil utentes no limite anual. O sistema de autodeclarações atinge máximos históricos e levanta alertas sobre o seu uso intensivo.
Os efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal Continental vão começar a fazer-se sentir a partir da tarde de hoje, tendo sido emitidos vários avisos de chuva, vento, neve e agitação marítima, segundo o IPMA.
Suspeito de 43 anos era alvo de mandado internacional por crimes de violência sexual e agressões à companheira. Enfrenta pena até 15 anos de prisão.
As bodycams para a PSP e a GNR vão custar seis milhões de euros e deverão começar a chegar ainda este ano, após um processo arrastado desde 2023.
A venda de livros em Portugal cresceu 6,9% em 2025, em relação ao ano anterior, o que se traduziu num total de quase 15 milhões de livros vendidos, um aumento muito impulsionado pelos livros de colorir e infantis.
Um homem de 57 anos foi constituído arguido por maus-tratos a animais de companhia após uma operação de buscas a uma loja em Penafiel, tendo sido resgatados 124 animais, 104 dos quais exóticos, apurou hoje a GNR.
Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).