Greve dos enfermeiros tem adesão total no bloco operatório do Hospital de Santa Maria

A adesão à greve de hoje dos enfermeiros é de 100% no bloco operatório do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e nas consultas externas do Hospital de Viseu, segundo dados avançados à Lusa pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

© D.R.

No Hospital de Chaves, o serviço de Tomografia Axial Computorizada (TAC) está apenas a assegurar casos de urgência, disse a dirigente sindical Guadalupe Simões.

Estes são os primeiros dados da adesão à paralisação convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que começou às 08:00 e termina à meia-noite, sendo os números globais divulgados por volta do meio-dia, disse a sindicalista.

O SEP espera uma forte adesão à greve em todo o país: “Não diríamos 100%, mas muito perto disso”, afirmou Guadalupe Simões.

Com a greve serão adiadas consultas e cirurgias, uma situação que, segundo a dirigente sindical, devia ter sido acautelada pelas administrações hospitalares e pelo Ministério da Saúde.

“Tendo em conta a previsão de uma forte adesão à greve, deveriam ter sido feitos os contactos no sentido de reagendar, reprogramar tudo o que estava programado”, o que, disse, “habitualmente não é feito”.

“Os prazos dos pré-avisos de greve foram cumpridos, portanto, tiveram tempo suficiente para fazer esses contactos”, rematou Guadalupe Simões.

O SEP convocou uma concentração marcada para as 11:00 em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, em protesto contra a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada no final de julho apresentada pelo Governo.

“A proposta de ACT apresentada pelo Ministério da Saúde tem como únicos objetivos poupar dinheiro à custa do trabalho dos enfermeiros, aumentando a exploração, e facilitar a entrega da gestão pública das Unidades Locais de Saúde às PPP”, afirma o SEP num comunicado publicado, no ‘site’.

O SEP exige que o Ministério da Saúde evolua na sua proposta, afirmando que apresentará “propostas e contrapropostas” e estará nas negociações no sentido da valorização de todos os enfermeiros.

“O problema da organização do nosso tempo de trabalho não reside na falta de regulamentação. Reside na carência de enfermeiros que se tem agravado pela ausência de medidas de contratação, atração e retenção de enfermeiros e pelo aumento das necessidades em cuidados de saúde da população”, salienta o SEP.

Últimas do País

O presidente do Conselho de Administração da VASP afirmou esta terça-feira que a empresa está na iminência de cortar rotas, referindo que não é viável distribuir jornais no interior do país.
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aplicou, no ano passado, cerca de 3,5 milhões de euros às companhias aéreas, por violação de faixas horárias ('slots') e de restrições noturnas no aeroporto de Lisboa, adiantou o presidente da entidade.
A PSP detetou um forte aumento de crimes com armas em contexto escolar, com mais de meia centena de ocorrências no último ano letivo. As facas lideram, mas há também armas de fogo apreendidas.
Estava escondido em Portugal, tinha a vida “legalizada” e passou despercebido durante meia década. Um alegado membro de uma rede internacional de tráfico de imigrantes foi apanhado pela PJ quase por acaso, enquanto cortava cabelo.
Entre 2015 e 2025, as mães estrangeiras passaram de exceção a presença dominante nas maternidades, enquanto os partos de portuguesas recuaram para mínimos preocupantes.
O serviço porta-a-porta da gestora de resíduos Electrão recolheu no ano passado 613 toneladas de equipamentos elétricos, mais 34% do que no ano anterior, segundo um balanço divulgado hoje.
A PSP registou em 2025 uma subida do número de atropelamentos e de feridos ligeiros, em relação a 2024, embora com uma diminuição do número de feridos graves e de mortes.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) vai pedir ao Provedor de Justiça que solicite ao Tribunal Constitucional a fiscalização do diploma das urgências regionais, que considera prejudicial ao trabalho dos médicos, anunciou hoje a organização sindical.
Um professor de equitação de Vila do Conde foi condenado pelo Tribunal da Relação do Porto (TRP) a prisão efetiva, por ter abusado sexualmente de alunas, depois de ter sido punido com uma pena suspensa na primeira instância.
As instituições de ensino superior privado já têm mais professores doutorados do que as instituições públicas, segundo dados divulgados hoje no portal do Observatório do Ensino Superior Privado (OESP).