Mais de 24 mil professores pedem ao parlamento diploma que conte tempo de serviço

Professores entregaram esta semana no parlamento mais de 24 mil assinaturas a exigir a contagem integral de serviço e reposição na carreira de milhares de profissionais, à semelhança do que já aconteceu com outros docentes.

© D.R.

O movimento Professores pela Equidade e Valorização (PEV) entregou na segunda-feira, na Assembleia da República, 24.608 assinaturas que sustentam a Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC) “Projeto de Lei pelo Reposicionamento Justo na Carreira Docente”, contou à Lusa o fundador do movimento, José Pereira da Silva.

Em causa está a aplicação de um diploma de 2018, que veio garantir a contagem integral do tempo de serviço dos professores que entraram para os quadros desde janeiro de 2011. Todos os que vincularam antes ficaram de fora.

“Um professor quando começa a dar aulas é contratado e quando entra para os quadros é reposicionado num escalão, sendo reconhecido o tempo de serviço enquanto contratado”, mas que quem vinculou antes de 2011 não foi abrangido, explicou José Pereira da Silva.

O movimento de professores já tinha lançado uma petição que levou a que “todos os partidos políticos apresentassem projetos de resolução”, mas a queda do Governo em março fez cair também as resoluções.

“Todos os partidos reconhecem a injustiça, mas ainda ninguém fez nada. Por isso decidimos fazer um projeto de lei para que o problema seja efetivamente resolvido”, contou à Lusa o professor.

Em julho desde ano, o movimento começou a recolher assinaturas e, em poucos meses, conseguiu mobilizar professores de todo o país, que pedem a correção das injustiças no reposicionamento da carreira docente e garantam o reconhecimento integral do tempo de serviço prestado.

Com a entrega da petição, o movimento aguarda agora pela discussão parlamentar da proposta.

José Pereira da Silva garantiu que a proposta do movimento não terá grande impacto nos cofres do Estado, até porque “entretanto, muitos destes professores já estão no topo da carreira”.

Em setembro, numa reunião no ministério, o movimento também defendeu que os professores que já não irão beneficiar deste reposicionar tenham uma majoração na reforma para minorar as perdas, mas esta exigência “não está contemplada na proposta de projeto de lei” que deu entrada no parlamento na segunda-feira.

Últimas do País

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) vai pedir ao Provedor de Justiça que solicite ao Tribunal Constitucional a fiscalização do diploma das urgências regionais, que considera prejudicial ao trabalho dos médicos, anunciou hoje a organização sindical.
Um professor de equitação de Vila do Conde foi condenado pelo Tribunal da Relação do Porto (TRP) a prisão efetiva, por ter abusado sexualmente de alunas, depois de ter sido punido com uma pena suspensa na primeira instância.
As instituições de ensino superior privado já têm mais professores doutorados do que as instituições públicas, segundo dados divulgados hoje no portal do Observatório do Ensino Superior Privado (OESP).
A PSP confirmou hoje a detenção de 37 pessoas por delitos antes do jogo de domingo entre Vitória de Guimarães e FC Porto, que os ‘dragões’ venceram (1-0), para a 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Um praticante de parapente, com cerca de 60 anos, morreu hoje após ter caído numa zona rochosa na praia da Cordoama, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, disse à Lusa fonte da Autoridade Marítima.
Um bombeiro ficou hoje ferido no combate a um incêndio numa empresa em Porto de Mós, que já está em resolução e que não atingiu a parte produtiva, revelou a Proteção Civil.
A primeira de 11 campanhas de fiscalização das estradas previstas para este ano por PSP, GNR e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) arranca na terça-feira, no distrito do Porto, anunciaram hoje as autoridades.
Dezenas de professores de instituições de ensino superior de todo do país assinaram um manifesto contra o uso da inteligência artificial generativa (IA), alertando para a transformação dos estudantes em "cretinos digitais".
Uma mulher de 30 anos foi alvo de uma tentativa de violação em plena viagem de TVDE, em Lisboa. O agressor só não consumou o crime graças à resistência da vítima e à passagem de outro veículo.
O incêndio que deflagrou hoje num apartamento de um edifício habitacional de oito pisos no Carregado, Alenquer, distrito de Lisboa, provocou um morto e quatro feridos, de acordo com fonte da proteção civil.