China ganha milhões com alojamento de imigrantes em Londres

O Partido Comunista Chinês estará a lucrar com contratos do Governo britânico para alojar imigrantes em hotéis. O relatório da Aliança Interparlamentar sobre a China (IPAC) aponta para investimentos chineses no Reino Unido avaliados em 190 mil milhões de libras, incluindo imóveis usados nesse programa.

© D.R.

Um relatório da Aliança Interparlamentar sobre a China (IPAC, na sigla em inglês) indica que o Partido Comunista Chinês (PCC) estará a beneficiar financeiramente do programa do Governo do Reino Unido destinado ao alojamento de imigrantes em hotéis, muitos deles chegados ao país através do Canal da Mancha.

De acordo com o jornal La Gaceta, que teve acesso à informação, o PCC, bem como entidades e indivíduos sob a sua influência, detêm atualmente cerca de 190 mil milhões de libras (cerca de 217 mil milhões de euros na conversão atual) em ativos no Reino Unido. Entre esses ativos contam-se escolas, infraestruturas, parques eólicos, redes elétricas e propriedades imobiliárias — incluindo hotéis utilizados para acolher imigrantes.

O relatório, citado pelo portal Breitbart, menciona pelo menos três hotéis de propriedade chinesa que terão recebido milhões de libras em contratos do Ministério do Interior britânico. Um dos exemplos destacados é o hotel Campanile, situado em Cardiff, que, segundo a IPAC, tem acolhido requerentes de asilo desde 2022.

O documento acrescenta ainda que a maioria das pequenas embarcações insufláveis utilizadas por redes de tráfico de pessoas para transportar migrantes através do Canal da Mancha será fabricada na China. Até agosto deste ano, o número de travessias para território britânico aumentou 13%, totalizando 46.381 entradas registadas.

A IPAC é uma organização internacional que reúne parlamentares de vários países e tem como objetivo analisar e denunciar alegadas influências económicas e políticas do regime chinês a nível global. O Governo britânico não comentou, até ao momento, as conclusões do relatório.

Últimas do Mundo

O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.