Diretor da Black Europeans insulta deputados do CHEGA em voo para Bruxelas

“Vocês não respeitam nada. Uma cambada de racistas, um gangue de racistas.” Ataques e insultos dirigidos a líder parlamentar e deputados do CHEGA levaram comandante a intervir e a chamar a polícia.

© D.R.

O que deveria ter sido uma aterragem tranquila em Bruxelas transformou-se num episódio de tensão a bordo. Minutos após o avião tocar a pista, esta terça-feira, o diretor da organização ‘Black Europeans’, Miguel Cardoso, protagonizou uma sequência de insultos e acusações contra o líder parlamentar do CHEGA, Pedro Pinto, e os deputados Lina Pinheiro e João Ribeiro, que seguiam no mesmo voo.

O incidente levou o comandante a intervir e a contactar de imediato as autoridades do aeroporto. Tal como se pode ver no vídeo, o homem aproximou-se dos deputados com um discurso agressivo e repetido, acusando-os de racismo e garantindo que nada o faria recuar. “A democracia que vocês gostam é diferente da minha”, atirou logo no início, elevando o tom perante passageiros claramente desconfortáveis. “Vocês não respeitam nada. Uma cambada de racistas, um gangue de racistas.”

O ataque verbal prosseguiu sem contenção: “Podes filmar quantas vezes quiseres. Manda para o teu exército de racistas, que eu não tenho medo. A mim vocês não me ameaçam!” O ambiente tornou-se tenso, com vários passageiros a afastarem-se da zona traseira do avião.

O comandante, apercebendo-se da gravidade, falou pelo sistema interno: “Fala o seu comandante. Estão passageiros em conflito na traseira. Agradeço que permaneçam calmos. Já vamos chamar a polícia.” Perante a escalada, a tripulação solicitou a intervenção das autoridades belgas, que aguardavam junto à porta após a abertura do desembarque. Pedro Pinto explicou que o incidente surgiu quando o responsável de uma organização pública dirigiu “ameaças e insultos explícitos” aos deputados.

Para o CHEGA, este episódio soma-se a outros incidentes registados nos últimos anos, incluindo agressões e tentativas de impedir iniciativas públicas do partido em várias cidades, perseguições e insultos dirigidos a André Ventura em universidades, tentativas de boicote a comícios e ameaças em redes sociais a deputados e autarcas, algumas já comunicadas às autoridades.

Últimas do País

Dezassete pessoas ficaram hoje desalojadas na sequência de um incêndio num quadro elétrico no prédio onde habitavam no concelho de Felgueiras, no distrito do Porto, disse fonte da proteção civil.
Dos nove arguidos suspeitos de associação criminosa visando o assalto a ourivesarias no Alto Minho, apenas uma mulher aceitou hoje falar no início do julgamento no tribunal de Viana do Castelo, negando os crimes que lhe são imputados.
O projeto de saúde mental “Let’s Talk About Children” (LTC), coordenado em Portugal pela Universidade de Coimbra (UC), pretende reduzir nos próximos anos a percentagem de jovens com sintomas depressivos, perturbações de ansiedade e problemas de comportamento.
A Liga dos Bombeiros alertou que os meios de socorro estão a ser acionados com base apenas na distância e avisou que nem sempre quem está mais perto é quem chega primeiro.
O imóvel do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, será vendido e a verba arrecadada servirá para apoiar a construção do novo Hospital Central e Universitário da região, anunciou hoje o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque.
Cerca de 230 ocorrências relacionadas com o mau tempo, devido à passagem da depressão Ingrid, foram registadas hoje em Portugal continental entre as 00:00 e as 12:00, sobretudo queda de árvores e limpezas de via, revelou a Proteção Civil.
Cerca de 6.500 clientes da E-Redes estavam às 12:00 sem energia elétrica, em vários pontos do norte de Portugal continental, devido aos efeitos do mau tempo, disse à agência Lusa fonte da empresa responsável pela distribuição.
As Câmaras de Tondela, Vouzela, São Pedro do Sul e Tabuaço, no distrito de Viseu, decidiram encerrar as escolas durante a tarde desta sexta-feira, devido ao alerta de mau tempo, motivado pela depressão Ingrid.
Tentou travar uma rixa na rua e acabou esfaqueado com uma navalha escondida na manga. A vítima ficou em risco de vida. O agressor fugiu para o norte do País, mas foi capturado pela Polícia Judiciária.
Um homem de 38 anos foi detido hoje em flagrante delito por suspeita da prática do crime de pornografia de menores, no concelho de Sintra, no distrito de Lisboa, informou a Polícia Judiciária (PJ).