Internamentos em cuidados intensivos por gripe aumentaram na última semana

Os internamentos em cuidados intensivos por gripe aumentaram na última semana, revela hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), que registou neste período 1.340 casos da doença e um excesso de mortalidade por todas as causas.

© D.R.

Desde o início da época 2025/2026, iniciada na semana 40/2025 (29 de setembro a 05 de outubro), os laboratórios da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe e Outros Vírus Respiratórios (Hospitais) notificaram 59.135 casos de infeção respiratória e identificaram 11.795 casos de gripe.

Segundo o boletim de vigilância epidemiológica da gripe e outros vírus infecções do INSA, entre 29 de dezembro de 2025 a 04 de janeiro de 2026, a proporção da gripe em unidades de cuidados intensivos (UCI) foi de 18,8%, o que representou um aumento comparativamente à semana anterior (11,3%).

Neste período, foram reportados 27 casos de gripe pela 16 UCI que enviaram informação, enquanto na semana anterior foram reportados 16 casos de gripe pela 13 UCI que enviaram informação.

Entre os 27 casos da primeira semana do ano, 14 pacientes tinham 65 ou mais anos, cinco entre 55 e 64 anos, outros cinco, entre 45 e 54 anos, e três tinham entre 35 e os 44 anos.

Do total de casos, 22 tinham doença crônica subjacente e 24 tinham recomendação de vacinação contra a gripe sazonal. Destes, seis foram vacinados e em dois casos o estado vacinal era desconhecido.

Na semana em análise, foram admitidos 91 casos de infecção respiratória aguda grave (SARI, na sigla em inglês) nas Unidades Locais de Saúde que reportaram dados para a vigilância de SARI, correspondendo a uma taxa de incidência de 11,7 casos por 100.000 habitantes.

De acordo com os dados, as taxas de incidência de infecção respiratória aguda grave permaneceram mais elevadas no grupo etário dos 65 ou mais anos, enquanto o grupo etário dos zero aos quatro anos apresentou uma tendência decrescente nas últimas semanas.

Na última semana, outros agentes de proteção foram identificados em 397 casos, sendo o Vírus Sincicial Respiratório (RSV) ou mais frequentemente detetado.

Desde a semana 40/2024 foram reportados 74 internamentos por infecção por RSV em crianças menores de 24 meses na rede de vigilância sentinela VigiRSV.

Do total de crianças internadas, 16,2% tinham uma idade inferior ou igual a três meses, 17,9% das crianças foram prematuras; 18,2% apresentaram baixo peso e 5,4% foram internadas em Unidade de Cuidados Intensivos ou tiveram necessidade de ventilação.

Os dados apontam ainda que na semana em análise foram identificados excessos de mortalidade em todas as regiões de Portugal continental, em ambos os sexos e nos grupos etários 45-64 anos, 65-74 anos, 75-84 anos e 85 e mais anos.

No âmbito do estudo da diversidade genética do SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, foram comprovadas em Portugal desde a semana 21 de 2025 (19 a 25 de maio) 911 amostras positivas e detetadas sete variantes em circulação.

De acordo com o INSA, a variante mais frequentemente detetada foi o Ómicron BA.2.86 XFG representando 60,3% dos casos sequenciados.

Últimas do País

Um bombeiro da corporação de Mira de Aire foi hoje agredido por um popular quando prestou socorro num acidente rodoviário no concelho de Porto de Mós (Leiria), afirmou o comandante.
Os internamentos em cuidados intensivos por gripe aumentaram na última semana, revela hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), que registou neste período 1.340 casos da doença e um excesso de mortalidade por todas as causas.
Duas urgências de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerradas no sábado, número que sobe para três no domingo, maioritariamente na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo as escalas de urgências publicadas no Portal do SNS.
A enfermeira diretora demissionária da ULS Amadora-Sintra disse esta sexta-feira que devido à falta de apoio da tutela ao Conselho de Administração do hospital Amadora-Sintra “é impossível” este “gerir o que quer que seja”.
A Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.
Portugal registou a segunda maior subida homóloga dos preços das casas, 17,7%, no terceiro trimestre de 2025, com a média da zona euro nos 5,1% e a da União Europeia (UE) nos 5,5%, divulga hoje o Eurostat.
O coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT) do INEM alertou hoje que muitos profissionais já atingiram 60% do limite mensal de horas extraordinárias em Lisboa, impossibilitando a abertura de mais meios de emergência e revelando fragilidades na capacidade operacional.
O coordenador da Comissão de Trabalhadores do INEM, Rui Gonçalves, denunciou hoje um "forte desinvestimento" no Instituto nos últimos anos e lamentou a existência de "dirigentes fracos", defendendo uma refundação que garanta a resposta em emergência médica.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu hoje dois inquéritos para apurar as circunstâncias que envolveram as mortes de uma mulher em Sesimbra e de um homem em Tavira enquanto esperavam por socorro.
Portugal regista desde o início de dezembro um excesso de mortalidade de cerca de 22% associado ao frio e à epidemia de gripe, com aumento proporcional das mortes por doenças respiratórias, segundo uma análise preliminar da Direção-Geral da Saúde (DGS).