Homem invade casa e sequestra criança de cinco anos na Cova da Moura

Uma criança de apenas cinco anos viveu momentos de terror na noite de domingo, na Cova da Moura, depois de um homem ter invadido a sua casa, raptado a menor e barricando-se com ela numa divisão. A rápida intervenção da PSP evitou o pior.

© Lyse Le Runigo / CFJ

O episódio ocorreu ao início da noite de domingo, cerca das 19h00, quando a Polícia de Segurança Pública foi acionada para o Bairro da Cova da Moura, na Amadora, na sequência de denúncias de agressões. Contudo, à chegada ao local, os agentes depararam-se com uma situação ainda mais grave: estava em curso um sequestro, avança o Correio da Manhã.

De acordo com relatos recolhidos no local, o suspeito entrou à força numa habitação onde se encontravam duas irmãs, de 15 e cinco anos. O homem agarrou a criança mais nova e trancou-se com ela numa das divisões da casa. A irmã mais velha conseguiu fugir e pediu auxílio a vizinhos, o que rapidamente gerou um clima de grande tensão.

Quando a polícia chegou, refere o CM, encontrou vários populares a tentar libertar a menor, visivelmente exaltados. A PSP interveio de imediato, resgatou a criança em segurança e deteve o suspeito, que teve de ser protegido da fúria popular.

O homem foi presente a tribunal no dia seguinte e ficou sujeito a prisão preventiva. A criança foi entregue à família, sem ferimentos físicos, mas o episódio causou forte alarme e choque entre os moradores do bairro.

Últimas do País

O advogado José Preto renunciou hoje à defesa de José Sócrates no processo Operação Marquês, solicitando ao tribunal do julgamento que dê 20 dias ao antigo primeiro-ministro para designar um novo advogado.
As rendas das casas por metro quadrado aumentaram 4,9% em dezembro de 2025 face ao mesmo mês de 2024 e registaram uma variação média anual de 5,3% no conjunto do ano passado, divulgou hoje o INE.
Uma criança de apenas cinco anos viveu momentos de terror na noite de domingo, na Cova da Moura, depois de um homem ter invadido a sua casa, raptado a menor e barricando-se com ela numa divisão. A rápida intervenção da PSP evitou o pior.
Mais de metade das pessoas recorrem à automedicação, segundo um estudo hoje divulgado, que mostra uma prática mais disseminada do que se pensa e também usada na saúde mental, sendo que a maioria não diz ao médico.
A PSP identificou, ao longo de 2025, nos concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP), 56 alojamentos ilegais ocupados por cerca de 900 cidadãos estrangeiros, indicou esta terça-feira a direção nacional desta polícia.
As dificuldades de acesso aos cuidados de saúde estão a reduzir as probabilidades de uma pessoa recorrer exclusivamente ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, depois de optar pelo privado, quem tem mais recursos dificilmente regressa ao sistema público.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta segunda-feira, em Lisboa, um homem de 37 anos suspeito da prática de crimes de abuso sexual de crianças, alegadamente cometidos contra dois menores, de sete e 11 anos, em dezembro de 2025.
O Sistema de Entradas e de Saídas (EES) sofreu alterações técnicas e 24 militares da GNR reforçaram o controlo de passageiros. Teste servirá para fazer avaliação, voltando depois o EES a ser suspenso.
Dois idosos foram hoje transportados ao hospital depois de, juntamente com mais quatro pessoas, terem sido retiradas de um prédio, na rua da Picaria, no Porto, onde deflagrou um incêndio disse à Lusa fonte municipal.
Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada hoje pela Lusa.