Relatório aponta falha nos carris no acidente de comboio em Espanha que matou 45 pessoas

Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.

© D.R.

O relatório preliminar da Comissão de Investigação de Acidentes Ferroviários aponta para uma possível fratura na linha férrea como causa do acidente com o comboio Iryo, em Córdova, que provocou 45 mortos no passado domingo, cita o Correio da Manhã o jornal espanhol El País.

Durante a inspeção, os peritos detetaram marcas e deformações nas rodas de várias carruagens, bem como danos estruturais no carril, indícios considerados compatíveis com uma rutura na via. As amostras recolhidas serão agora analisadas em laboratório para determinar a origem exata da falha, sublinhando a comissão que nenhuma hipótese está excluída.

As autoridades confirmaram entretanto a identificação de todas as vítimas mortais e a Guardia Civil já entregou ao tribunal o primeiro relatório oficial. O primeiro-ministro espanhol garantiu que o Governo está a assumir responsabilidades desde o início, enquanto a investigação prossegue para apurar causas e evitar novas tragédias.

Últimas do Mundo

Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.
Federação Nacional dos Sindicatos de Explorações Agrícolas (FNSEA) espera mobilizar esta terça-feira até 700 tratores e 4.000 manifestantes em Estrasburgo.
Cerca de 1.520 milhões de turistas viajaram para o estrangeiro em 2025, um ano "recorde", segundo uma estimativa publicada hoje pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que destaca, em particular, um forte dinamismo em África e na Ásia.
O número de mortos no acidente de comboio em Adamuz (Córdova), Espanha, subiu de 40 para 41, disseram à agência de notícias espanhola EFE fontes próximas da investigação.
Mesmo com Espanha mergulhada no luto após a tragédia ferroviária que matou 39 pessoas em Adamuz, o Governo manteve esta segunda-feira a redistribuição aérea de imigrantes ilegais a partir das Canárias, transferindo mais de 180 pessoas para Madrid.
O total de mortos na época das chuvas em Moçambique subiu para 111, com três desaparecidos e 98 pessoas feridas, segundo balanço do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) consultado hoje pela Lusa.