Obras nas arribas da Nazaré vão ser suspensas e ascensor retoma atividade no dia 15

© D.R.

O ascensor da Nazaré, que liga a praia ao Sítio, vai retomar o funcionamento entre 15 de julho e 18 de setembro, informou hoje a Câmara.

A reabertura do ascensor, cujo funcionamento se encontra suspenso desde 15 de março devido à obra de estabilização das arribas, “foi aceite pela Agência Portuguesa do Ambiente”, informou hoje o vereador do Trânsito e Mobilidade, Orlando Rodrigues.

A proposta da autarquia da Nazaré, no distrito de Leiria, era para que a agência (APA) suspendesse a obra de estabilização das arribas para que o ascensor pudesse retomar a atividade no dia 01 de julho.

“A APA apresentou uma contraproposta de que o ascensor funcione entre a partir do dia 15 e até ao dia 18 de setembro, e a Câmara optou por aceitar, tendo em conta as contingências da própria obra”, disse o vereador na sessão pública do executivo, considerando que o período acordado permite, “pelo menos, salvaguardar o período mais crítico em termos de mobilidade no concelho”.

A suspensão da atividade do ascensor estava inicialmente prevista para entre 15 de março e 16 de junho, mas a necessidade de alterações no projeto levou a APA a informar a autarquia de que a paragem daquele meio de transporte teria de ser prolongada por mais 99 dias, ou seja, até 21 de setembro.

Tal significaria a suspensão do funcionamento do ascensor por um total de 193 dias, parte dos quais nos meses de maior afluência a este equipamento.

Na proposta enviada à APA, a exigir a diminuição deste prazo, a autarquia sustentou que a paragem provocaria aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) da Nazaré “prejuízos nunca inferiores a 1,1 milhões de euros”, a que se somaria o investimento a realizar para assegurar transporte alternativo.

Os SMAS ficariam “em situação de insolvibilidade financeira, com impactos mais drásticos que os dos anos assolados pela pandemia de covid-19”.

De acordo com a informação prestada hoje pelo vereador, a par das obras efetuadas pela APA, junto aos carris do ascensor, estão a ser feitas intervenções da autarquia, entre as quais “a pintura interior e exterior das gares, a requalificação dos sanitários”, que implicará que o elevador retome o funcionamento “com obras a decorrer ainda na gare superior”.

Já depois de retomadas as obras da arriba, com o elevador novamente parado, a Câmara prevê avançar, em outubro, com “a requalificação de um anexo para melhorar as condições dos trabalhadores, a requalificação de um sistema de rega e dos canteiros ao longo da linha e a substituição das cadeiras do ascensor”.

Segundo Orlando Rodrigues, trata-se de um investimento de cerca de 120 mil euros.

A retoma do funcionamento do elevador, entre 15 de julho e 18 de setembro, obriga à interrupção da empreitada de estabilização das arribas da Nazaré, um investimento de 1.697.400 euros que inclui intervenções no Sítio da Nazaré, entre o ascensor e o Largo de Nossa Senhora da Nazaré, e na área superior ao túnel do ascensor.

A obra, da responsabilidade da APA, arrancou em janeiro, com uma duração estimada de oito meses, tendo a autarquia exigido que a paragem do ascensor ocorresse “durante um ou dois meses e sempre fora da época alta”.

O investimento era reclamado há décadas e será suportado em 85% por fundos comunitários, do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Últimas do País

Uma equipa da Comissão Europeia está entre hoje e quarta-feira em Lisboa para realizar uma avaliação "sem pré-aviso" às condições de segurança nas fronteiras áreas e marítimas portuguesas, avançou à Lusa o Sistema de Segurança Interna (SSI).
A procura das urgências hospitalares, do SNS 24 e do INEM aumentou entre 1 e 7 de dezembro, impulsionada pelo aumento de casos de gripe e infeções respiratórias, que atingiram níveis superiores aos de épocas anteriores, segundo a DGS.
O número de focos de gripe das aves em Portugal desde o início do ano subiu para 50, após terem sido confirmados mais quatro nos distritos de Santarém, Faro e Leiria, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Tribunal Constitucional (TC) declarou hoje inconstitucionais normas do decreto do parlamento que revê a Lei da Nacionalidade e de outro que cria a perda de nacionalidade como pena acessória no Código Penal.
O Hospital Curry Cabral, em Lisboa, realizou o primeiro transplante renal realizado integralmente por cirurgia robótica em Portugal, com o pai a doar o rim à filha, estando ambos a recuperar bem, anunciou hoje a ULS São José.
Portugal voltou a perder população para o estrangeiro. Depois da pandemia, a emigração acelerou e atingiu em 2023 o valor mais elevado dos últimos cinco anos, confirmando que milhares de portugueses continuam a procurar fora do país aquilo que não encontram cá dentro: trabalho, estabilidade e oportunidades.
Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) rejeitam as críticas que lhes foram dirigidas no fim de semana pelo presidente do INEM, lembram que sempre estiveram "na linha da frente" e que ignorar estes profissionais é "desperdiçar conhecimento".
Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja, o segundo mais elevado, entre terça e quarta-feira, devido a agitação marítima, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um sismo de magnitude 3,5 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Évora, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A GNR deteve até 30 de novembro 12.506 pessoas por condução sob o efeito do álcool e 76 sob influência de substâncias psicotrópicas, drogas e outros produtos, informou esta segunda-feira a Guarda numa nota para assinalar a operação 'Roadpool'.