“Agora se vê que a amnistia foi um perigoso disparate”, diz Ventura

Amnistia vai libertar, entre outros, indivíduo que planeou ataque terrorista na Faculdade de Ciências de Lisboa.

©Folha Nacional

A lei da amnistia, aprovada pelo Parlamento a propósito da visita do Papa Francisco a Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude, já levou à libertação de 187 reclusos desde o início deste mês de setembro.

Os dados dos serviços prisionais, citados pelo jornal Público, mostram que, em apenas, 18 dias foram libertados 187 reclusos – dos quais 13 são mulheres.

Mas o número vai aumentar. Aliás, em novembro será libertado João Carreira, o jovem que foi acusado de planear um ataque terrorista na universidade em Lisboa e que acabou por ser condenado a dois anos e nove meses de prisão por posse de arma proibida.

Entre os detidos que foram libertados esta semana há um que já foi novamente detido e no próprio dia em que saiu da prisão. O homem, de 37 anos, agrediu populares e elementos das forças de segurança na sequência de um distúrbio causado pelo consumo excessivo de álcool por parte do suspeito.

“Agora se vê que a amnistia foi um perigoso disparate”, disse ao Folha Nacional o presidente do CHEGA ao ser instado a comentar o sucedido, recordando que o CHEGA “sempre se opôs a esta libertação indiscriminada de reclusos”.

 

Últimas do País

Pelo menos 12 voos foram cancelados hoje no Aeroporto Internacional da Madeira, entre chegadas e partidas, e um divergiu devido ao vento forte na zona leste da ilha, situação que está condicionar a operação já desde segunda-feira.
A proposta do Governo que reduz as taxas do IRS este ano em 500 milhões de euros foi hoje aprovada no parlamento com os votos a favor do PSD, CDS-PP, CHEGA, IL, PAN e JPP, e a abstenção do PS.
O bastonário da Ordem dos Médicos classificou hoje a morte do bebé de uma grávida que teve dificuldades em obter assistência hospitalar como “mais um caso trágico” que reflete “uma grande desorganização” no SNS.
O Procurador-Geral da República disse hoje que as suas declarações foram mal interpretadas, que nunca disse que José Sócrates tinha de provar a sua inocência, mas sim que o julgamento é o local próprio para a prova de inocência.
Sete urgências vão estar encerradas no sábado e oito no domingo, sendo uma de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 12:00 de hoje.
A Federação Nacional dos Médicos considerou hoje inaceitável o novo caso da grávida que perdeu o bebé depois de encaminhada para um hospital a mais de uma hora de distância e disse que marca "um ponto de rutura".
A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, vai implementar o curso profissional de técnico de bombeiro no ano letivo 2025/2026, no âmbito de uma parceria com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC), foi hoje anunciado.
A PSP realizou entre os dias 02 e 27 de junho 486 ações de sensibilização junto de jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário no âmbito da operação "Escola Segura -- Final do Ano Letivo 2024/2025.
Portugal tem 512 mil pedidos de nacionalidade pendentes e apenas 15% dizem respeito a portugueses originários, nascidos no estrangeiro, afirmou hoje o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
A investigação, que envolveu 900 jovens da Área Metropolitana de Lisboa com idade média de 15 anos, identificou fatores familiares e psicológicos como principais riscos associados a este sofrimento silencioso.