Presidente da UEFA prevê “edições inesquecíveis” dos Euro2028 e do Euro2032

O presidente da UEFA elogiou hoje a "dedicação, trabalho árduo e empenho" das federações anfitriãs dos próximos Europeus de futebol, após a ratificação das ilhas britânicas como organizadoras do Euro2028 e da Itália e Turquia do Euro2032.

© Facebook da UEFA

“Gostaria de felicitar os candidatos e as federações anfitriãs, cuja dedicação, trabalho árduo e empenho foram hoje devidamente reconhecidos. Juntos criaremos edições inesquecíveis deste grande torneio que nos unirá e celebrará o espírito desportivo”, disse Aleksander Ceferin após as designações.

Em comunicado, o Comité Executivo do organismo que rege o futebol europeu confirmou o regresso do Europeu às ilhas britânicas, depois de Londres ter recebido os jogos decisivos, meias-finais e final, do Euro2020, em 2021, e de a Inglaterra ter sido anfitriã da competição em 1996.

A candidatura, numa nota divulgada pela UEFA, garantiu que hoje “é um dia histórico para o desporto no Reino Unido e na Irlanda” e destacou a sua unidade “como associação pioneira entre” as suas federações”, “com total apoio governamental”, para que o torneio seja “uma celebração do futebol”.

A Ministra dos Desportos britânica, Lucy Frazer, prevê que o Euro2028 seja um torneio “incrível” graças aos “estádios emblemáticos” escolhidos e aos “melhores de adeptos do mundo”.

Belfast, Birmingham, Cardiff, Dublin, Glasgow, Liverpool, Londres (dois estádios), Manchester e Newcastle são as cidades propostas.

Inglaterra, Irlanda do Norte, República da Irlanda, Escócia e País de Gales protagonizaram conjuntamente a única candidatura a acolher o Euro2028, depois de a Turquia ter abdicado da competição, na passada quarta-feira, em prol da organização conjunta do Euro2032 com a Itália.

O principal torneio europeu de seleções vai regressar a Itália, que recebeu o Euro1980.

De acordo com a UEFA, os dois países apresentaram 20 estádios, dos quais vão ser escolhidos cinco de cada país.

“O coração do futebol baterá na Turquia em 2032. Estamos felizes por acolher o Euro2032 com a Itália, um país amigo”, escreveu o ministro turco dos Desportos, Osman Askin Bak, numa publicação na rede social X (ex-Twitter).

Últimas de Desporto

O Presidente da República anunciou hoje que vai condecorar com a Ordem do Mérito os jogadores da seleção nacional de futebol de sub-17 que conquistaram o campeonato mundial, numa cerimónia marcada para 02 de janeiro.
Portugal conquistou hoje o título mundial de futebol de sub-17, pela primeira vez, ao vencer a Áustria, por 1-0, em Doha, na final do Campeonato do Mundo.
A seleção portuguesa de futebol assegurou hoje a nona presença num Campeonato do Mundo, ao golear por 9-1 a Arménia, na sexta e última jornada do Grupo F da qualificação europeia, no Estádio do Dragão, no Porto.
A Assembleia Geral (AG) do Benfica para discussão e votação do Relatório e Contas da temporada 2024/25 foi suspensa devido a incidentes no interior do pavilhão quando o antigo presidente e candidato às eleições Luís Filipe Vieira ia discursar.
Dupla portuguesa ficou em segundo lugar em Milão, naquela que foi a terceira medalha para Portugal nos Mundiais de Canoagem que decorrem em Itália. João Ribeiro e Messias Baptista falharam ouro por meros 16 centésimos de segundo.
O tenista português Nuno Borges regressa a Nova Iorque para repetir a presença nos oitavos de final do Open dos Estados Unidos, um ‘major’ que considera “muito especial” e que começou a visitar como representante universitário no ‘kids day’.
O canoísta Fernando Pimenta apurou-se hoje para a final dos olímpicos K1 1.000 dos Mundiais de Milão, com o segundo melhor tempo numa meia-final que juntou as principais estrelas da modalidade.
A seleção portuguesa de canoagem tem hoje a primeira possibilidade de conquistar uma medalha nos Mundiais de Milão, destacando-se a embarcação de K4 500 metros masculino, atual campeão da Europa.
A seleção portuguesa de canoagem estreia-se hoje nos Mundiais de Milão com a responsabilidade de defender dois títulos alcançados em 2023, o de K1 1.000 metros e o de K2 500.
Os incidentes em espetáculos desportivos durante a época 2024/25 registaram uma redução global de 23% face à anterior, de acordo com os dados nacionais divulgados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP).