Portugal tenta na Bósnia conquistar o Grupo J para o Euro2024

Portugal, já apurado para o Euro2024 de futebol, joga hoje na Bósnia-Herzegovina com o objetivo de assegurar a conquista do Grupo J, com o empate a ser suficiente, e de continuar a sonhar com uma qualificação 100% vitoriosa.

© Facebook da Seleção Nacional

Perante um adversário que ainda procura a sua primeira presença num Campeonato da Europa, a seleção lusa joga em Zenica, a 70 quilómetros de Sarajevo, após o triunfo de sexta-feira por 3-2 sobre a Eslováquia, no Porto, que assegurou a nona presença lusa na fase final dessa prova, e oitava consecutiva.

Após um jogo intenso no Dragão, com muita chuva à mistura, Portugal volta a ter teste bem difícil no ‘velhinho’ Estádio Bilino Polje, um recinto que causou muitas dificuldades para o lado luso nas duas vezes que lá foi parar, primeiro em 2009 (vitória por 1-0 no play-off para o Mundial2010) e depois em 2011 (0-0 no play-off para o Euro2012), sempre com um ambiente bem hostil vindo das bancadas.

Em caso de triunfo, o selecionador Roberto Martínez alcança um registo inédito de oito vitórias seguidas em jogos oficiais da seleção nacional, superando o recorde de sete de Fernando Santos, obtido no caminho para o Euro2016.

Após sete rondas, a equipa lusa segue totalmente vitoriosa e lidera o Grupo J com 21 pontos, mais oito do que a Eslováquia, segunda classificada. O Luxemburgo é terceiro, com 11, seguido de Bósnia, com nove, e Islândia, com sete. O Liechtenstein continua sem pontos.

Os dois primeiros lugares do agrupamento dão acesso direto à fase final do Euro2024, que vai decorrer na Alemanha.

O Bósnia-Portugal, da oitava jornada do Grupo J, está agendado para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa) e terá arbitragem do turco Halil Umut Meler.

Últimas de Desporto

João Almeida (UAE Emirates) conquistou hoje a 64.ª Volta ao País Basco em bicicleta, tornando-se, com o maior triunfo da carreira, no primeiro português a vencer a prova, vencendo também a sexta e última etapa.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, prova de abertura do Campeonato do Mundo, e é o primeiro líder do Mundial de Pilotos.
O jornalista Francisco Alves Rito, líder da lista A, foi eleito na sexta-feira presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2025-2028, com um total de 755 votos.
Nuno Borges e Francisco Cabral colocaram hoje Portugal em vantagem sobre o Mónaco (2-1), ao vencerem o encontro de pares frente a Hugo Nys e Romain Arneodo na eliminatória de manutenção do Grupo Mundial 1 da Taça Davis.
Portugal terminou hoje em quarto lugar o Campeonato do Mundo de andebol, depois ser derrotado pela França, por 35-34, no jogo de atribuição da medalha de bronze, que decorreu em Oslo.
O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.