Fantasporto com 30 ‘longas’ em concurso abre com ‘Testament’

O Fantasporto vai contar com 30 longas-metragens na competição de cinema fantástico e vai ter o filme 'Testament', de Denys Arcand, na abertura oficial, estando o encerramento a cargo de 'Creation of Gods I: Kingdom of Storms', de Wuershan.

© Facebook do Fantasporto

‘Testament’ é o mais recente filme do realizador do Quebeque, conhecido por filmes como ‘As invasões bárbaras’, que venceu o Óscar de melhor filme estrangeiro em 2004.

Já o filme chinês ‘Creation of Gods I: Kingdom of Storms’ é um épico de fantasia, primeiro de uma trilogia, que parte de um livro do século XVI, de Xu Zhonglin.

De acordo com um comunicado da organização do festival nas redes sociais, a competição de cinema fantástico vai contar com uma forte representação asiática, com 11 dos 30 filmes a terem produção japonesa.

Na competição de curtas-metragens vão estar 16 filmes, incluindo o brasileiro ‘Vão das Almas’, de Edileuza Penha de Sousa e Santiago Dellape.

Onze filmes vão marcar presença na Semana dos Realizadores, de ‘Bucky F*cking Dent’, de David Duchovny, ao brasileiro ‘Estranho Caminho’, de Guto Parente, entre outros, enquanto 17 filmes integram a Orient Express.

A única longa-metragem concorrente ao prémio de cinema português é ‘Best Cop Ever’, de João Bruno, ao lado de oito curtas-metragens.

Fora de competição, estão as ‘longas’ portuguesas ‘Carne, a Pegada Insustentável’, de Hugo Almeida, e ‘Titus’, de Rui Neto e Jorge Albuquerque.

O festival vai dedicar um programa ao realizador belga Karim Quejad, exibindo cinco filmes do cineasta, sendo também exibido ‘Cockfighter’, de Monte Hellman, a assinalar 50 anos de produção do filme.

O festival de cinema fantástico vai fazer a 44.ª edição de 01 a 10 de março de 2024, no Batalha Centro de Cinema, no Porto.

O Fantasporto é uma iniciativa da cooperativa Cinema Novo, teve a primeira edição em 1981 e é dirigido por Mário Dorminsky.

Últimas de Cultura

A canção “Deslocado”, interpretada pelos NAPA, venceu hoje o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, de 07 a 27 de março.
O coordenador científico do Centro de Investigação sobre as Artes do Circo (RISCO), Rui Leitão, alertou que o património circense português está em risco por falta de um espaço digno para armazenamento e conservação de documentos históricos.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia na quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado 'Stravinsky Violin Concerto', do coreógrafo George Balanchine (1904-1983), inserido num programa com peças de William Forsythe e Andrew McNicol.
O Festival de Cannes escolheu um dos rostos mais conhecidos do cinema francês, a atriz Juliette Binoche, para presidir ao júri da sua 78.ª edição, de 13 a 24 de maio.
A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.
O Centro de Ciência Viva do Museu do Côa lançou um desafio aos alunos do 1.º ciclo do Vale do Côa que, desde 2022, os leva numa viagem no tempo, desde o Paleolítico Superior até à atualidade.
Um novo serviço das bibliotecas públicas permite aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.
O museu do Louvre, em Paris, será alvo de uma grande remodelação, que inclui a mudança da icónica obra “Mona Lisa” para uma nova sala, com bilhete próprio de acesso, anunciou o presidente francês.
Fotografias do campo de Auschwitz-Birkenau, testemunhos e documentos integram um dos maiores arquivos sobre o Holocausto que está acessível na internet.