Um estudo realizado pela Universidade da Beira Interior indica que o CHEGA é o partido com maior número de seguidores e de interações nas redes sociais.
A análise do Labcom – Comunicação & Artes da UBI foi feita entre o dia 19 de fevereiro, altura em que o Parlamento foi dissolvido pelo Presidente da República e o fim dos debates entre os vários líderes políticos, vindo a confirmar aquilo que já se vem sabendo: que o CHEGA é o partido que mais se destaca nas redes sociais.
De acordo com o estudo intitulado “Radar das Legislativas” indica que “para medir o impacto das campanhas na esfera pública digital, investigadores do LabCom (…) compilaram mais de 11,6 mil publicações e 10,2 milhões de interações nas plataformas mais utilizadas pelos portugueses.”
Os resultados do CHEGA são tão expressivos que superam a soma de todos os outros partidos, tendo alcançado 2,3 milhões de interações, alavancadas sobretudo em boas performances do Facebook e do Instagram.
“Além do potencial para chegar a públicos muito diversos, estas plataformas permitem fugir à mediação informativa dos média tradicionais. Um comício com pouca assistência, por exemplo, pode transformar-se numa ação de sucesso, desde que as imagens partilhadas nas redes sociais sejam captadas na perspetiva que mais interessa ao partido”, referem os autores do estudo.