Papa Francisco apela a diálogo entre Palestina e Israel

O Papa Francisco apelou a que o “diálogo” entre palestinianos e israelitas “seja fortalecido e dê bons frutos”, enquanto felicitou as Igrejas Ortodoxas e Orientais que, segundo o calendário juliano, celebram hoje a Páscoa.

© D.R.

 

No ‘Regina Caeli’, o Papa pediu orações pela Palestina e por Israel, apelando a que “o diálogo seja fortalecido” para que produza bons frutos, e pela Ucrânia.

Felicitou ainda os cristãos ortodoxos e os católicos orientais que celebram hoje a Páscoa.

O Pontífice dedicou a missa à amizade ao comentar o evangelho do 6º Domingo da Páscoa, considerando que “não é fruto de cálculo, nem de compulsão: surge espontaneamente quando reconhecemos algo de nós mesmos no outro”.

“Um verdadeiro amigo não te abandona, nem mesmo quando se comete um erro: corrige-o, pode repreendê-lo, mas perdoa-o e não o abandona”, disse.

O Papa Francisco dedicou hoje a sua oração às populações do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, afetadas por graves inundações, como explicou depois de rezar o ‘Regina Coeli’.

Últimas do Mundo

Doze pessoas, incluindo duas crianças, foram mortas por um homem armado que entrou num bar da cidade de Cetinje, no sul do Montenegro, disse hoje a procuradora Andrijana Nastic em novo balanço.
A empregada de limpeza de um hospital de Datong, no noroeste da China, é acusada de organizar a venda de recém-nascidos, com a colaboração de um médico, informou hoje a imprensa estatal.
O número de mortos no ataque em Nova Orleães, nos Estados Unidos da América, subiu para 15, segundo um novo balanço do FBI.
A chuva intensa que se tem sentido no Reino Unido provocou inundações em algumas zonas do país, com particular incidência na área de Manchester, no noroeste de Inglaterra.
O suspeito do ataque com um camião em Nova Orleães, que fez pelo menos 10 mortos, morreu após um tiroteio com a polícia, segundo a informação de autoridades policiais à Associated Press (AP).
A presidente da Câmara (Mayor) de Nova Orleães, LaToya Cantrell, considerou hoje que foi um "ataque terrorista" o atropelamento mortal desta madrugada na cidade e que matou pelo menos 10 pessoas.
Pelo menos dez pessoas morreram e 30 ficaram hoje feridas depois de um veículo se ter dirigido contra uma multidão na Bourbon Street, em Nova Orleães, de acordo com a agência de emergências da cidade norte-americana.
Quase 37 mil migrantes irregulares chegaram ao Reino Unido em 2024, atravessando o Canal da Mancha em barcaças frágeis, o que representa mais 25% do que no ano anterior, segundo dados do Governo britânico hoje divulgados.
A gigante estatal russa Gazprom vai cortar o fornecimento de gás à Europa através da Ucrânia já na quarta-feira, confirmou hoje o regulador nacional do setor, tornando quase certo um aumento dos preços atuais.
O terceiro protesto desde as cheias em Valência, no final de outubro, arrancou hoje à tarde no centro daquela cidade espanhola, convocado por mais de 60 organizações que exigem a demissão do presidente do governo regional, Carlos Mázon.