Novos pedidos de asilo sobem em abril para mais de 76 mil na UE

O número de novos pedidos de asilo na União Europeia (UE) cresceu em abril para 76.695, face ao mesmo mês de 2023 (68.535), dos quais 2.790 eram menores não acompanhados, divulgou hoje o Eurostat.

© D.R.

De acordo com o serviço estatístico da UE, entre os cidadãos de países terceiros que requereram pela primeira vez, em abril, proteção internacional na UE, os sírios continuaram a ser os mais numerosos (12.075), seguidos por venezuelanos (6.125), que trocam de lugar com afegãos (5.610), a terceira nacionalidade mais numerosa.

A Alemanha (18.585), Espanha (15.430), que troca de lugar com a Itália (13.485), seguindo-se a França (10.505) continuam a ser os países procurados por mais de três em cada quatro requerentes de asilo (76%).

Dos 2.790 menores não acompanhados que pediram asilo pela primeira vez na UE, a maioria é originária da Síria (935), seguindo-se o Afeganistão (405).

Últimas de Política Internacional

O comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, demitiu-se hoje do cargo após a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ter alegadamente pedido que França propusesse outro candidato no novo mandato, e criticou a sua “liderança questionável”.
Donald Trump encontra-se em segurança, informou hoje a sua campanha e os serviços secretos norte-americanos, na sequência do registo de tiros nas imediações do seu campo de golfe, em West Palm Beach, na Florida.
O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, qualificou hoje o regime venezuelano de Nicolás Maduro de ditatorial, aludindo às detenções arbitrárias e à fuga do líder da oposição, Edmundo González Urrutia.
O primeiro-ministro da Austrália criticou hoje o proprietário da multinacional X por ter chamado "fascista" ao seu governo, depois de este anunciar uma proposta de lei para que as redes sociais paguem multas se não controlarem a desinformação.
A presidente da Comissão Europeia deverá apresentar na terça-feira, à margem da sessão do Parlamento Europeu em Estrasburgo, a composição e distribuição das pastas do próximo executivo, enquanto o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, vai discursar perante os eurodeputados.
O ex-presidente e candidato republicano Donald Trump prometeu hoje deportar imigrantes em massa se for reeleito, a começar numa cidade do Ohio onde alega que migrantes do Haiti estão a destruir o modo de vida.
O primeiro-ministro francês, Michel Barnier, prometeu hoje nomear um Governo "na próxima semana", indicando que continua a reunir-se com os partidos políticos e grupos parlamentares desde a sua chegada ao cargo no Matignon.
O candidato presidencial republicano, Donald Trump, classificou na terça-feira a vice-presidente e a sua adversária democrata, Kamala Harris, de “marxista” e acusou-a de não ter planos económicos próprios, copiando políticas do atual Presidente, Joe Biden.

O Governo alemão decidiu tomar medidas e anunciou que vai retomar o controlo de todas as suas fronteiras, confirmou uma fonte do governo à agência Reuters. A decisão das autoridades, de apertar as restrições à imigração ilegal e aos pedidos de asilo, ocorreu após um ataque terrorista, em Solingen, na Alemanha. O autor do ataque […]

Um grupo de 45 Estados-membros das Nações Unidas, entre os quais Portugal, instaram hoje a Venezuela a “pôr fim à onda de repressão contra opositores políticos e manifestantes”, durante uma sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.