Requalificação do IP3 entre Santa Comba Dão e Viseu adjudicada por 103 milhões

A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou a empreitada de requalificação do Itinerário Principal (IP) 3 no troço entre Santa Comba Dão e Viseu à multinacional espanhola Ferrovial por cerca de 103 milhões de euros.

A adjudicação desta empreitada, cujo concurso público foi lançado em julho de 2023, foi publicada na sexta-feira no portal dedicado à contratação pública Base e consultada hoje pela agência Lusa.

Segundo a publicação, a empreitada deste troço do IP3, estrada que liga Viseu a Coimbra, foi adjudicada por 103,28 milhões de euros, com um prazo de execução de 870 dias.

Consiste na requalificação e duplicação daquela estrada entre Santa Comba Dão e o nó de Viseu da A25, tendo como objetivo “aumentar a capacidade e melhorar as características de traçado do respetivo troço”.

O concurso contou com um total de 21 empresas concorrentes, segundo o portal Base consultado pela Lusa.

O valor pelo qual a empreitada foi adjudicada foi substancialmente inferior do preço-base (130 milhões de euros) definido pelo anterior Governo, que lançou o concurso público.

Em julho de 2023, o Ministério das Infraestruturas afirmava que aquela intervenção entre Santa Comba Dão e Viseu representava a primeira de três intervenções naquela via, prevendo-se um investimento total a rondar os 300 milhões de euros.

“Esta obra, há muito tempo ambicionada pela região, é o maior investimento rodoviário de sempre feito exclusivamente com investimento do Orçamento do Estado”, salientava o ministério, na altura liderado por João Galamba.

A empreitada agora adjudicada representa uma intervenção no âmbito de um projeto de requalificação do IP3 que tem como objetivo que a via fique com mais de 85% com perfil de autoestrada.

Em 2023, João Galamba aclarava que as intervenções nos troços entre Souselas e Penacova e entre Penacova e Santa Comba Dão encontravam-se, na altura, em fase de projeto e de avaliação de impactes ambientais.

Últimas de Economia

O ritmo de crescimento da receita do Estado com impostos acelerou em junho, elevando a cobrança do primeiro semestre para 28.538,1 milhões de euros, mais 22% do que no período homólogo, segundo dados desta quarta-feira da Entidade Orçamental.
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) acusa a TAP de "sabotar a greve" na SPdH/Menzies (antiga Groundforce) substituindo ilegalmente grevistas com técnicos de manutenção da transportadora, mas esta garante estar a atuar "no estrito cumprimento da lei".
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aplicou uma coima global de 175.000 euros em cinco processos de contraordenação por violação dos deveres dos auditores e de prevenção de branqueamento de capitais.
A economia alemã contraiu-se 0,1% no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores, de acordo com o dado preliminar da evolução do PIB alemão publicado hoje pela agência federal de estatísticas (Destatis).
O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que a Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental (ULSLO) violou a lei em três ajustes diretos, mas decidiu não sancionar o conselho de administração responsável.
As exportações de bens caíram 1,3% no segundo trimestre, recuando pela primeira vez num ano, e as importações aumentaram 6,4%, em termos nominais e face ao período homólogo, segundo a estimativa rápida divulgada hoje pelo INE.
A Comissão Europeia prevê, que os mercados agrícolas da União Europeia (UE) cresçam 1,1% este ano e 1,5% em 2026, antecipando uma quebra histórica no vinho, incluindo de 8% em Portugal, e recuperação no azeite.
O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi 1.911 euros por metro quadrado em junho, mais 18,1% que no mesmo mês de 2024, contra 17,1% em maio, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A União Europeia e os Estados Unidos chegaram hoje a um acordo comercial que prevê a imposição de tarifas aduaneiras de 15% sobre os produtos europeus.
O comissário europeu do Comércio confirmou hoje que está a preparar-se juntamente com a presidente da Comissão Europeia para a "importante" reunião com o Presidente dos Estados Unidos para discutir um possível acordo sobre as tarifas.