CHEGA adia para fim do mês manifestação contra imigração ilegal

O Presidente do CHEGA, André Ventura, anunciou, na quarta-feira, o adiamento para 29 de setembro da manifestação convocada pelo partido contra a “imigração descontrolada” e “pela segurança”, inicialmente prevista para este sábado.

© Folha Nacional

André Ventura, em declarações aos jornalistas no Parlamento, justificou a decisão por uma questão de solidariedade para com as vítimas dos incêndios dos últimos dias, referindo também que uma parte das pessoas que podem querer participar na iniciativa estarão ainda envolvidas em operações de rescaldo ou cerimónias relacionadas com os fogos.

“Infelizmente, a situação crítica e caótica que os incêndios têm provocado, com a dor e o sofrimento que têm provocado, não nos permite realizar esta manifestação na data prevista”, frisou André Ventura através das redes sociais, concluindo que “o dever de solidariedade e o dever e respeito de estar ao lado daqueles que estão a sofrer” levam o partido a reagendar a manifestação.

O presidente do CHEGA apelou ainda a que todos se reúnam em Lisboa no próximo dia 29, às 15h30, na Alameda, para um grande manifestação que terminará na Praça do Rossio.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Estarreja, no distrito de Aveiro, um jovem de 18 anos suspeito de partilhar na Internet vídeos e fotografias contendo crianças em práticas sexuais com adultos.
Mais de 610 mil clientes da E-Redes estavam às 11:00 sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Leiria, com cerca de metade dos clientes afetados, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, os distritos mais afetados, segundo a empresa.
A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.
Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.
A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.
O Grupo Vita, nomeado pela Igreja para receber queixas de abusos e apoiar as vítimas, alertou hoje que persistem "assimetrias de poder" e "perceções distorcidas" sobre o papel dos sacerdotes, que favorecem novos casos.
A Proteção Civil decidiu elevar o estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, para fazer face a nova depressão meteorológica que atravessará Portugal na próxima madrugada.