Portugal, a Nação do futuro

A Nação Portuguesa tem um futuro promissor, mas é necessário que o país onde eu nasci tenha o dever de valorizar a nossa história, cultura e identidade nacional para competir aproveitando as suas oportunidades o que implica negociar com quem quer se seja, defendo sempre os interesses da Nação.

Portugal tem uma série de vantagens que o tornam um país atraente para o futuro. Tem uma localização geográfica privilegiada em plena costa ocidental da Europa, com acesso ao Atlântico e ao Mediterrâneo. Tem um clima ameno, com invernos suaves e verões quentes. Tem uma população jovem muito qualificada, tem uma história de eterna glória e uma cultura riquíssima para defender com unhas e dentes custe o que custar.

No entanto, Portugal também enfrenta desafios que precisam de ser superados. A população está a envelhecer, o que pode levar a uma redução da força de trabalho. A economia é demasiado dependente do turismo, que é um setor suscetível às crises. Para além disso a Nação tem um problema grave no que diz respeito às desigualdades sociais devido ao habitual capitalismo de Estado socialista que nunca apresentou resultados em nenhum país do mundo nem nunca fez ninguém feliz, infelizmente.

A solução a nível financeiro no meu ponto de vista será a estabilidade jurídica e fiscal.

Para aproveitar as oportunidades do futuro, Portugal precisa de soluções para superar estes desafios. Uma prioridade deve ser investir na educação e na formação, para garantir que a população deixe de ser incentivada a trabalhar para os outros e para o Estado (é precisamente a realidade que efetivamente se constata nos dias de hoje em Portugal, ou seja, uma ditadura socialista capitalista de Estado“ Tudo no Estado e nada fora do Estado“ citando o senhor Mussolini, na altura amigo íntimo de Salazar bastando recordar o quadro de Mussolini no seu gabinete sem esquecer o nacional-socialismo do senhor Adolfo Hitler), criando os seus próprios negócios deixando desta forma o povo português de ser escravo do dinheiro adquirindo as competências necessárias para o mercado de trabalho do futuro que se pretende que seja de inovação e de liberdade empreendedora.

Outra prioridade deve ser diversificar a economia, para reduzir a dependência do setor do turismo. É também importante e pertinente que Portugal seja sinónimo de estabilidade jurídica e fiscal com o propósito de incentivar os portugueses a serem livres e independentes a nível financeiro do Estado e isto significa democracia, ou seja, a força da lei e não a lei da força capitalista de Estado socialista como, por exemplo, nos dias de hoje a Coreia do Norte, a maior parte dos países africanos e Cuba infelizmente.

Caso a Nação opte por escolher as soluções certas, as propostas mais eficientes e as propostas mais realistas, Portugal tem o potencial de se tornar um país líder no futuro. Com a sua localização geográfica privilegiada, o seu clima ameno, a sua população jovem e qualificada, respeitar a nossa história e cultura riquíssima é continuar a fazer história, ou seja, fazer acontecer passado mais de 5 séculos. Portugal tem tudo o que é preciso para ter sucesso e voltar a ser eterna glória a nível financeiro.

Aqui estão algumas áreas específicas em que Portugal deve se concentrar para ter um futuro próspero no meu ponto de vista:

Em primeiro lugar, a inovação, ou seja, Portugal precisa investir em inovação para criar novos trabalhos e oportunidades económicas. E como pode ser feito? Pode ser feito através de financiamento de pesquisa e desenvolvimento, apoio a startups e empresas emergentes e criação de um ambiente favorável à inovação.

Em segundo lugar, a sustentabilidade, Portugal precisa de se tornar mais sustentável para enfrentar os desafios das mudanças e alterações climáticas. Como é que pode ser feito? Pode ser feito através de investimentos em energia renovável, eficiência energética e transporte sustentável.

Em terceiro lugar, a educação, Portugal precisa de investir na educação para garantir que a população tenha as competências necessárias para o mercado de trabalho do futuro. Como é que pode ser feito? Pode ser feito através de melhorias na educação de ensino básico e secundário e da criação de oportunidades de educação superior e profissional, ou seja, incorporar disciplinas de desenvolvimento pessoal, finanças pessoais, educação financeira/ literacia financeira na escola pública e ensino superior público assim como no currículo dos nossos jovens portugueses;

Em quarto lugar, a equidade, Portugal precisa de reconhecer politicamente de que não somos todos iguais porque para além de sermos todos diferentes, únicos e irrepetíveis nem todos iniciamos do mesmo ponto de partida.

Para concluir, caso a maior riqueza e os donos da Nação assim o entendam optem por estas soluções nestas áreas específicas, Portugal estará no caminho certo para um futuro de eterna glória financeira e um futuro de segurança, paz, sabedoria, prosperidade e riqueza.

Qual a diferença entre a igualdade e a equidade?

À esquerda, a imagem representa a igualdade, que não garante condições justas. À direita, está a equidade.

(Imagem: Jornal da Paraíba)

Artigos do mesmo autor

Não existem publicações !