Surto de Hepatite A em Setúbal com cerca de 20 casos

A Unidade Local de Saúde da Arrábida informou hoje que está a acompanhar um surto de hepatite A, que já terá afetado cerca de 20 pessoas, uma em estado grave, numa comunidade de Setúbal.

© D.R

“A Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA) está a acompanhar um aumento de casos de hepatite A no concelho de Setúbal”, refere a ULSA em nota de imprensa, segundo a qual, “até à data, não foi estabelecida associação com o eventual consumo de alimentos específicos ou água contaminada”.

“A maioria dos casos são adolescentes com uma média de idade de 12 anos. Até ao momento, foi identificado um caso mais grave que permanece internado”, lê-se na nota.

Fonte do Hospital de São Bernardo, principal unidade hospitalar da ULSA, confirmou, entretanto, que o caso mais grave é de uma menina, que foi transferida para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde permanece internada.

A ULSA adianta também que está a reforçar medidas de saúde pública e que, para conter a transmissão da doença, a autoridade de saúde já iniciou uma campanha de vacinação de crianças que terão estado em contacto com aquelas que contraíram a doença em contexto escolar.

A vacinação, esclarece a nota de imprensa, está a ser efetuada na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de São Sebastião, estando agendada para hoje, uma segunda sessão vacinal em contexto comunitário.

“Paralelamente, estão a ser divulgadas medidas de prevenção à comunidade educativa envolvida e organizadas sessões de esclarecimento, destinadas a encarregados de educação, para esclarecer as dúvidas existentes”, adianta a Unidade de Saúde Local da Arrábida.

“Foi também solicitada a colaboração de entidades externas de apoio social”, sublinha a ULSA, alertando para a importância do cumprimento rigoroso das medidas de saúde pública, nomeadamente, a “lavagem das mãos antes e depois das refeições, higienização dos espaços de confeção de alimentos, cuidados reforçados com a higiene pessoal, especialmente da região genital e perianal, antes e após o uso de instalações sanitárias e após relações sexuais”.

A ULSA salienta, ainda, que “a vacinação contra a hepatite A (após avaliação e risco de exposição realizada pela autoridade de saúde) e a adoção de boas práticas de higiene pessoal, familiar e doméstica continuam a ser as formas mais eficazes de prevenir a doença”.

Contactada peça agência Lusa, fonte oficial da Câmara de Setúbal disse que a autarquia está a acompanhar a situação em colaboração com a autoridade de saúde.

Últimas do País

A operação de Natal da PSP e GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro.
Os distritos de Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo durante a noite devido à queda de neve, enquanto Faro tem o mesmo alerta para a tarde de hoje, mas devido à previsão de forte precipitação.
A Urgência Pediátrica do hospital de Évora está hoje a funcionar com equipa incompleta, o que pode provocar "tempos de espera mais elevados" para doentes sem referenciação, divulgou a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).
Cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica têm atualmente teleassistência, conhecida como 'botão de pânico', indicou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que em 2026 assume a responsabilidade plena pelo sistema.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo as nove ilhas dos Açores devido à previsão de "precipitação por vezes forte" a partir da madrugada.
Os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia encontram-se hoje encerrados nos hospitais de Portimão, do Barreiro e de Abrantes, de acordo com a informação divulgada no portal do Serviço Nacional de Saúde às 08h30.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje tempos de espera de quase 12 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A covid-19 e o recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro desenvolvem para aumentar a taxa de abstenção nas eleições presidenciais, com 60,76% dos candidatos a não votarem em 2021, ano da reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa.
Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.
As livrarias portuguesas já se podem candidatar à segunda edição do cheque-livro e os jovens nascidos em 2007 ou 2008 poderão levantar o seu ‘voucher’ de 30 euros a partir de 02 de janeiro, anunciou hoje o governo.