Netanyahu em “cooperação total” com Trump admite retoma da guerra

O primeiro-ministro de Israel disse hoje, após reunir com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, estar “em plena cooperação” com o Presidente dos Estados Unidos sobre a retoma da guerra em Gaza se os reféns não forem libertados.

© Facebook de Benjamin Netanyahu

“Ao contrário do que é publicado, o Presidente (Donald) Trump e eu estamos a trabalhar em plena cooperação e coordenação”, disse Benjamin Netanyahu numa declaração conjunta à imprensa após o seu encontro com Rubio em Jerusalém.

O líder do governo israelita acrescentou haver “uma estratégia partilhada que nem sempre é possível detalhar ao público, incluindo quando se abrirão as portas do inferno”, enfatizando que isso acontecerá se o Hamas não devolver “até ao último” refém.

Netanyahu referiu-se ainda à ameaça comum do Irão, afirmando que tanto Israel como os EUA concordam “que não se deve permitir que os ayatollahs tenham armas nucleares”, de acordo com declarações veiculadas pela imprensa hebraica, e que “a agressão do Irão na região tem de ser revertida”.

Por seu lado, Rubio afirmou que “o Hamas não pode continuar como força militar ou governamental” dentro da Faixa de Gaza e “deve ser erradicado”, em linha com os objetivos de guerra repetidos hoje por Netanyahu.

O líder israelita afirmou ainda que os dois tiveram uma “conversa muito produtiva” sobre uma série de temas e reiterou que Trump “é o melhor amigo que Israel já teve na Casa Branca”.

Últimas do Mundo

As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.
Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.