Empresa de calçado da Feira com salários de 40 trabalhadores em atraso

A fábrica de calçado Limac, em Santa Maria da Feira, deve dois salários e o subsídio de Natal aos seus cerca de 40 trabalhadores, revelou hoje o Bloco de Esquerda, atribuindo ao atraso situações familiares "dramáticas" de carência alimentar.

© D.R.

Ocaso nesse concelho do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto já foi pela deputada Isabel Pires ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

“Em causa está parte do subsídio de Natal, que ficou por pagar, e os salários de janeiro e fevereiro, para os quais não há perspetiva de pagamento. Existem situações dramáticas, de trabalhadores que dizem já não ter [dinheiro] para colocar comida na mesa e outros que afirmam que a empresa não dá informações ou certezas sobre nada”, lê-se no comunicado do partido e no documento enviado à tutela.

O BE realça ainda que a firma ainda não comunicou aos funcionários “quando pagará [os valores em falta] nem se lhes passará a documentação necessária para acesso ao subsídio de desemprego”, pelo que “muitos decidiram avançar para rescisões por justa causa”.

Ao solicitar “a intervenção e a prestação de esclarecimentos por parte do Governo”, o partido quer ver particularmente explicadas duas questões: por um lado, como é que, de dezembro a fevereiro, a empresa não pagou aos trabalhadores, mas “recorreu a ‘outsourcing'”; e, por outro, que consequências haverá para a alegada tentativa da firma de “impedir a entrada dos inspetores da Autoridade para as Condições do Trabalho” na fábrica, o que terá obrigado a intervenção policial.

“O BE reitera que o Governo e as entidades competentes, inspetivas e outras devem garantir de imediato a regularização do subsídio e salários em atraso, o pagamento de direitos dos trabalhadores e o acesso ao subsídio de desemprego”, informa o comunicado, que reivindica a intervenção do Estado para, na Limac, “detetar atropelos à lei e aos direitos laborais”.

A Lusa tentou obter esclarecimentos da empresa através de todos os contactos indicados no seu site empresarial, mas não obteve resposta em nenhum deles.

Segundo dados disponíveis na mesma página de internet, a Limac foi constituída em 1944 como firma de caráter familiar, adotando posteriormente o nome comercial de José Dias Magalhães & Filhos, Lda. Proprietária das marcas Limac e Apache, essa unidade da freguesia de Arrifana diz ter uma produção média de “400 pares por dia”, no que inclui “sapatos, botas e sandálias da gama média-alta, essencialmente para homem”.

Últimas de Economia

Entre janeiro e setembro de 2025, 13.522 funcionários públicos aposentaram-se através da Caixa Geral de Aposentações (CGA), um número ligeiramente inferior ao do mesmo período do ano passado. Contudo, o destaque vai para o aumento das pensões mais elevadas uma vez que, segundo dados publicados em Diário da República e revelados pelo Jornal de Notícias, 393 reformas superaram os 5.000 euros mensais brutos, mais 30 do que em 2024.
A contabilização de prestações como o apoio ao cuidador informal, o complemento por dependência e o Seguro Social Voluntário como rendimento está a levar à perda de apoios como o abono de família, segundo o Jornal de Notícias.
O preço do cabaz alimentar essencial, composto por 63 produtos, subiu cerca de 17 euros no último ano, atingindo agora um valor médio de 271 euros, de acordo com dados da DECO Proteste, citados pela SIC Notícias. A variação corresponde a um aumento de aproximadamente 2% face a agosto de 2024.
A remuneração dos novos depósitos a prazo dos particulares caiu em junho pelo 19.º mês consecutivo, para 1,39%, atingindo o valor mais baixo desde maio de 2023, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
A Ryanair vai reduzir em 16% a operação em Espanha durante o inverno, o que inclui fechar a base de Santiago de Compostela e deixar de voar para Vigo (ambos na Galiza), anunciou hoje a companhia aérea irlandesa.
As renegociações de crédito à habitação caíram em julho para 346 milhões de euros, num recuo de 32,4% em termos homólogos, segundo dados hoje publicados pelo Banco de Portugal (BdP).
Os preços da produção industrial homólogos aumentaram, em julho, 0,2% na zona euro e 0,4% na União Europeia (UE), com Portugal, em contraciclo, a apresentar o terceiro maior recuo (-3,6%), divulga hoje o Eurostat.
Os aeroportos poderão novamente sofrer perturbações a partir desta quarta-feira, quando se inicia uma greve, que se irá prolongar até janeiro, de dois sindicatos da Menzies, empresa que trata dos serviços de assistência em terra ('handling').
Os jovens diplomados do ensino superior que ainda não estão a beneficiar da devolução das propinas vão poder receber o prémio de valorização das qualificações, mas terão de escolher entre esse apoio ou o IRS Jovem.
O prémio salarial atribuído aos jovens trabalhadores como forma de devolução das propinas, relativo aos pedidos apresentados no ano de 2024, vão ser pagos no final da segunda semana de setembro, divulgou ontem a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).