Guardas da prisão de Caxias alvejam drone que transportava telemóveis e tabaco

Os guardas da prisão de Caxias alvejaram um drone que sobrevoou o estabelecimento prisional e conseguiram apreender a carga que trazia presa a uma corda e que incluía dois telemóveis, um carregador e tabaco, disse fonte oficial.

© D.R.

Em resposta à Lusa, a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) confirmou que o drone foi detetado cerca da 01:00 de hoje e que não foi possível abater o aparelho, mas explicou que os disparos acabaram por fazer cair o pacote que o aparelho trazia.

A informação tinha sido inicialmente avançada pela TVI, CNN e Correio da Manhã.

A resposta da DGRSP diz ainda que, na sequência desta ocorrência, foi feita uma busca numa camarata, tendo sido apreendidos seis telemóveis e três carregadores.

“Os reclusos a quem foram apreendidos estes objetos ilícitos serão objeto de competente processo disciplinar”, acrescentam os serviços prisionais.

Últimas do País

O Presidente do CHEGA afirma que "a violência impera nas escolas devido à impunidade", sublinhando a necessidade urgente de medidas para combater este fenómeno.
Portugal tem vindo a registar um aumento de atos de violência associados ao tráfico de droga, alerta o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).
A delinquência juvenil manteve no ano passado a tendência de subida desde 2021, revela o relatório de segurança interna, que destaca “a predominância de casos ligados à criminalidade sexual” e ao agravamento dos crimes entre os jovens.
As ocorrências de natureza criminal nas escolas aumentaram 6,8% no ano letivo de 2023/2024, sendo este o número mais elevado dos últimos 10 anos, indica o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).
A criminalidade violenta e grave aumentou 2,6% no ano passado em relação a 2023, com 14.385 crimes registados, enquanto a criminalidade geral desceu 4,6% ao registar 354.878 participações, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).
Mais de 26 mil euros em numerário, várias doses de droga e uma arma foram apreendidos pela PSP nos Açores, no âmbito de uma investigação policial realizada na ilha do Pico, foi hoje divulgado.
As prisões tinham mais 165 reclusos no ano passado do que em 2023, um aumento de 2,4%, e subiu o número de casos de agressões a guardas prisionais, revela o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).
Um incêndio deflagrou hoje no quinto andar de um prédio residencial na zona de Alcântara, em Lisboa, e está a mobilizar 14 viaturas dos bombeiros no seu combate.
Pelo menos uma pessoa morreu e outra ficou ferida hoje na sequência de uma explosão no Campo de Tiro de Alcochete, no distrito de Setúbal, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Boaventura de Sousa Santos nega todas as acusações de assédio sexual e moral de que foi alvo, mas não exclui "que tenha havido irregularidades" no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.