Ucrânia avisa que Rússia prepara lançamento de míssil intercontinental

O serviço de informações militares da Ucrânia (GUR) alertou hoje que a Rússia planeia realizar um lançamento de "treino e combate" de um míssil balístico intercontinental, a fim de intimidar Kiev e os seus parceiros ocidentais.

© D.R.

“Com o objetivo de pressionar e intimidar de forma demonstrativa a Ucrânia, bem como os estados-membros da União Europeia (UE) e da NATO, o estado agressor da Rússia pretende realizar um lançamento de ‘treino e combate’ do míssil balístico intercontinental RS-24 Yars na noite de 19 de maio”, indicou o GUR na rede Telegram.

Segundo o serviço de informações, o míssil, equipado com munições de treino, “foi ordenado para ser lançado de um complexo terrestre móvel pelo 433.º Regimento da 42.ª Divisão do 31.º Exército das Forças de Mísseis Estratégicos”.

O local do lançamento, precisou, é uma área próxima da aldeia de Svobodny, na região russa de Sverdlovsk, nos Urais.

O GUR referiu que o alcance deste míssil de três fases é superior a 10.000 quilómetros.

Rússia e Ucrânia realizaram na sexta-feira em Istambul as primeiras negociações diretas desde 2022, marcadas pela ausência do Presidente russo, Vladimir Putin, que enviou uma delegação técnica para dialogar com a representação de Kiev, liderada pelo ministro da Defesa, Rustem Umerov.

O encontro não produziu resultados significativos, tendo a parte russa remetido para uma resposta posterior à exigência ucraniana de um cessar-fogo de 30 dias antes de negociações sobre o conflito.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai falar na próxima segunda-feira com os homólogos russo e ucraniano, e a seguir com vários líderes da NATO.

Os parceiros europeus planeiam anunciar na terça-feira um novo pacote de sanções a Moscovo, devido ao impasse do Kremlin nas negociações de paz.

Últimas do Mundo

Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.