Três urgências de ginecologia/obstetrícia e duas de pediatria estão hoje fechadas

Duas urgências de pediatria e três de ginecologia/obstetrícia, menos uma do que o previsto na sexta-feira, estão hoje encerradas, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo as escalas publicadas no portal do SNS.

© D.R.

Segundo os dados, consultados pela agência Lusa pelas 08:20 de hoje, estão encerrados os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Garcia de Orta, em Almada, de Vila Franca de Xira e de Santo André, em Leiria.

O serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, que nas escalas publicadas na sexta-feira estava também dado como encerrado hoje, surge agora como estando referenciado para receber apenas urgências internas e casos encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Também referenciadas para os casos encaminhados pelo CODU/INEM estão as urgências de ginecologia e obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

Na mesma situação estiveram, durante a noite passada, os serviços de urgência e obstetrícia dos hospitais de Faro e de Braga, mas esta limitação terminou pelas 08:30 e pelas 08:00, respetivamente.

Relativamente às urgências de pediatria, estão hoje encerradas nos hospitais de Vila Franca de Xira e Beatriz Ângelo, em Loures.

Já a urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra vai estar referenciada, entre as 00:00 e as 08:00 e entre as 20:00 e a meia-noite, recebendo apenas casos de urgência internos ou referenciados pelo INEM ou pela linha SNS 24.

As escalas disponibilizadas no portal do SNS indicam ainda que estão abertos 129 serviços de urgência em todo o país, a que se juntam 30 de ginecologia e obstetrícia que estarão a funcionar no âmbito do projeto-piloto, que implica um contacto prévio das utentes com a linha SNS 24.

Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão e final de ano, e fins de semana prolongados.

As dificuldades de funcionamento dos serviços de urgências têm sido mais evidentes em Lisboa e Vale do Tejo, a região do país onde também mais utentes não têm um médico de família atribuído.

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.

Últimas do País

Um homem morreu hoje, após ter sido baleado no pescoço, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, revelaram à Lusa fontes da PSP e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 64 suspeitos de pertencerem a um grupo transnacional organizado que terá conseguido ganhos de cerca de 14 milhões de euros através da prática de ‘phishing’.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje uma operação de fiscalização com especial enfoque nas fronteiras terrestres e junto dos operadores vitivinícolas para reprimir a entrada e circulação irregular de vinho no mercado português.
A segunda época de vacinação gratuita contra a infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças começa hoje e deverá abranger cerca de 76 mil menores, segundo as autoridades de saúde.
Dez distritos do continente e a costa sul da ilha da Madeira estão a partir de hoje e até quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito por violação de segredo de Estado que tinha aberto após ter sido apreendida, na Operação Influencer, uma 'pen-drive' com uma lista de agentes dos serviços de informação.
A praia da Nazaré está desde domingo interditada a banhos, pela terceira vez este verão, devido a uma "escorrência" detetada nesse dia, mantendo-se a medida até serem revelados os resultados das análises efetuadas às águas balneares.
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Sintra decidiu hoje levar José Castelo Branco a julgamento nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP) por violência doméstica sobre Betty Grafstein.
As intervenções emergentes e críticas decorrentes dos incêndios rurais deste verão têm o valor de 3,7 milhões de euros, revelou o Ministério do Ambiente e Energia, adiantando existir uma dotação de 15 milhões de euros para ações urgentes.
O número de atendimentos em serviço de urgência do Serviço Nacional de Saúde diminuiu cerca de 4% em duas décadas, entre 2003 e 2023, período em que o número de enfermeiros especialistas triplicou, segundo dados divulgados hoje pelo INE.