Eni anuncia acordo de 20 anos para compra de gás natural aos EUA

A fábrica da Venture Global, localizada no estado norte-americano do Louisiana, está atualmente em construção e será capaz de produzir até 28 milhões de toneladas de gás anualmente, quando estiver concluída.

© LUSA/EPA/CLAUDIO GIOVANNINI

A petrolífera italiana Eni anunciou hoje um acordo de 20 anos com a empresa norte-americana Venture Global para o fornecimento de dois milhões de toneladas de gás natural liquefeito (GNL) anualmente.

“A Eni vai comprar dois milhões de toneladas por ano (MTPA) durante 20 anos, com as entregas a começarem até ao final da década a partir da Fase 1 do projeto CP2 LNG”, avançou a empresa, em comunicado publicado na sua página oficial na internet.

A fábrica da Venture Global, localizada no estado norte-americano do Louisiana, está atualmente em construção e será capaz de produzir até 28 milhões de toneladas de gás anualmente, quando estiver concluída.

Este é o primeiro acordo de fornecimento de GNL a longo prazo da Eni nos Estados Unidos (EUA) e marca um passo importante na estratégia da empresa italiana de expandir e diversificar a sua presença global no mercado de GNL, aumentando a flexibilidade do seu portefólio energético, refere a mesma nota.

“Parte destes volumes vai contribuir para a diversificação do fornecimento de gás na Europa”, salientou a Eni, que planeia atingir 20 MTPA de GNL contratado até 2030, ao mesmo tempo que reforça a sua atividade comercial em mercados estratégicos em todo o mundo.

Últimas do Mundo

Uma suspeita pelo roubo organizado de pepitas de ouro do Museu Nacional de História Natural francês, em Paris, foi indiciada por aquele crime e continua detida, anunciou hoje a procuradora Laure Beccuau.
A companhia aérea de baixo-custo Ryanair anunciou hoje que vai rever rotas e deixar de operar em alguns aeroportos de França, Alemanha, Áustria, Estónia, Letónia e Lituânia, além de Espanha, devido ao aumento de taxas e impostos aeroportuários.
O Museu do Louvre, em Paris, vai manter-se encerrado hoje, anunciou a instituição, um dia após um grupo ainda a monte ter conseguido roubar múltiplas joias.
Joias de “valor inestimável” foram roubadas hoje de manhã do Museu do Louvre, Paris, por assaltantes que fugiram do local, enquanto o museu mais visitado do mundo anunciou ter fechado, por “motivos excecionais”.
O FBI está a investigar o movimento de extrema-esquerda Antifa como grupo terrorista, de forma igual à Al-Qaeda ou Estado Islâmico (EI), disse o diretor da agência norte-americana de investigação criminal, Kash Patel.
O mundo está a caminho de acrescentar dois meses com temperaturas perigosamente elevadas até final do século, com os Estados mais pobres a serem mais afetados do que os maiores emissores de gases com efeito de estufa (GEE).
A Meta anunciou esta sexta-feira que está a adicionar controlos parentais para as interações entre crianças e os chatbots de inteligência artificial (IA), incluindo a capacidade de desativar parcialmente os modelos de IA a partir do início do próximo ano.
A República Checa vive uma mudança política de grande amplitude. O movimento liderado por Andrej Babiš, integrante dos Patriots for Europe, venceu as eleições parlamentares de 4 de outubro com 34,5 % dos votos e 80 deputados, tornando-se a principal força política do país.
Corrida solidária muçulmana realizada em Londres apenas para homens levanta acusações de discriminação e está sob investigação pela Comissão de Igualdade e Direitos Humanos.
A Comissão Europeia multou hoje as marcas de moda de luxo Gucci, Chloé e Loewe em 157 milhões de euros por terem limitado os preços de revenda de produtos de roupa, calçado e acessórios durante oito anos.