Bruxelas propõe 24 mil milhões por ano até 2034 para reembolsar PRR

A Comissão Europeia propôs hoje um orçamento da UE a longo prazo até 2034 de dois biliões de euros, acima dos 1,2 biliões do atual quadro, que inclui mais contribuições nacionais e três novos impostos.

© D.R.

A Comissão Europeia propôs hoje alocar um montante fixo de 24 mil milhões de euros ao ano, entre 2028 e 2034, para o reembolso dos juros e outras despesas relacionadas com os Planos de Recuperação e Resiliência (PRR).

“A Comissão propõe um montante anual fixo para o reembolso do Fundo de Recuperação e Resiliência entre 2028 e 2034, incluindo os juros e o capital, de 24 mil milhões de euros por ano a preços correntes. Isto significa um custo global de 168 mil milhões de euros no total”, indica o executivo comunitário numa informação hoje publicada em Bruxelas.

No dia em que apresenta a proposta de Quadro Financeiro Plurianual (QFP) para 2028 a 2034, a instituição aponta que “os custos de juros estimados se baseiam nas atuais taxas a prazo do mercado, incluindo uma margem para ter em conta a incerteza das taxas de juro, devido às atividades de refinanciamento”.

“Dentro deste montante anual, a parte que não for necessária para os custos de financiamento será utilizada para reembolsar o capital”, é indicado.

De acordo com Bruxelas, “esta abordagem assegura a plena previsibilidade do planeamento orçamental e das contribuições dos Estados-membros para o orçamento. Isola o reembolso da volatilidade do mercado e permite uma redução constante e previsível das responsabilidades decorrentes do Fundo de Recuperação e Resiliência”.

Em causa está o instrumento de recuperação temporário destinado a apoiar a recuperação económica da Europa após a pandemia de covid-19 e a construir um futuro mais ecológico, mais digital e mais resiliente, com um ‘bolo’ total de 800 mil milhões de euros (a preços correntes).

O reembolso dos empréstimos contraídos pela UE afetados ao Fundo de Recuperação e Resiliência terá início em 2028 e decorrerá ao longo de um horizonte temporal alargado até 2058.

Os empréstimos serão reembolsados pelos Estados-membros mutuários, enquanto as subvenções serão reembolsadas pelo orçamento da UE.

Prevê-se que o custo total do capital e do reembolso de juros ao abrigo do plano seja de cerca de 20 a 30 mil milhões de euros por ano a partir de 2028.

A Comissão Europeia propôs hoje um orçamento da UE a longo prazo até 2034 de dois biliões de euros, acima dos 1,2 biliões do atual quadro, que inclui mais contribuições nacionais e três novos impostos.

Após várias horas de negociações entre os comissários europeus, foi apresentado em Bruxelas o primeiro pacote de proposta sobre o próximo QFP 2028-2034, com um envelope total de dois biliões de euros em autorizações (a preços correntes), assente em contribuições nacionais (com base no rendimento bruto nacional) de 1,26%.

Além destas contribuições nacionais, as novas receitas (recursos próprios) agora propostas pela Comissão Europeia abrangem um imposto especial sobre o consumo de tabaco, um recurso empresarial para a Europa e impostos sobre os resíduos eletrónicos e o comércio eletrónico.

Estima-se que, em conjunto, estes novos recursos próprios e outros elementos do pacote de recursos próprios hoje apresentados gerem receitas de aproximadamente 58,5 mil milhões de euros por ano (a preços correntes).

O atual orçamento da UE a longo prazo (2021-2027) é de 1,21 biliões de euros (o que inclui cerca de 800 mil milhões de euros a preços correntes do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, que financia os PRR), envolvendo contribuições nacionais de 1,1%.

Últimas de Economia

A taxa de inflação anual da zona euro foi, em junho, de 2,0%, confirmou hoje o Eurostat, indicando uma taxa de 2,3% para a União Europeia (UE).
A ANA entrega hoje ao Governo o Relatório das Consultas às partes interessadas no futuro aeroporto Luís de Camões, que prevê uma revisão em baixa do custo da infraestrutura, face aos 8,5 mil milhões de euros inicialmente estimados.
A Autoridade da Concorrência considera que há contradições na jurisprudência do Tribunal da Relação quanto a prazos de prescrição e que o entendimento que levou a Relação a decidir a prescrição das coimas aos bancos não se aplicou noutro processo.
A Comissão Europeia propôs hoje um orçamento da UE a longo prazo até 2034 de dois biliões de euros, acima dos 1,2 biliões do atual quadro, que inclui mais contribuições nacionais e três novos impostos.
A Comissão Europeia propôs hoje alocar 131 mil milhões de euros a investimento em defesa, segurança e espaço, um financiamento cinco vezes superior ao atual, no âmbito do novo orçamento da União Europeia (UE) a longo prazo.
As letras dos cartazes publicitários no interior dos bancos têm de ter uma dimensão mínima de 40 pontos, determinou o Banco de Portugal (BdP) numa alteração publicada esta quarta-feira.
O parlamento aprovou esta quarta-feira, em votação final global, a proposta de redução do IRS em 2025 e o compromisso para existir uma nova descida no próximo ano, a inscrever no Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).
A zona euro registou, em maio, um aumento homólogo para 16,2 mil milhões de euros no comércio externo de bens e a União Europeia (UE) para 13,1 mil milhões de euros, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
O preço mediano dos 40.163 alojamentos familiares transacionados, no primeiro trimestre, foi 1.951 euros por metro quadrado, uma subida de 18,7% face ao mesmo período de 2024 e após um aumento de 15,5% no trimestre anterior.
Os novos créditos ao consumo somaram 809,021 milhões de euros em maio, representando uma subida de 12,1% em termos homólogos e de 13,2% em cadeia, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP).