PJ faz buscas na Câmara de Ponte da Barca

A Câmara Municipal de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, foi hoje alvo de buscas pela PJ, confirmou o presidente da autarquia Augusto Marinho.

©facebook.com/pjudiciaria

Contactada pela Lusa, fonte da PJ de Braga confirmou as buscas realizadas durante a manhã de hoje, escusando-se a adiantar mais pormenores.

Segundo o autarca do PSD, os agentes da PJ fizeram uma busca ao departamento de contratação pública para investigar “procedimentos de recrutamento de recursos humanos”, alegadamente devido a “denúncias anónimas”.

“Vieram buscar documentação sobre vários processos de recrutamento de recursos humanos, desconhecendo se os agentes da PJ foram a outros departamentos por estar fora da Câmara”, disse acrescentando que “tudo decorreu normalmente, com total colaboração do município”, salientou.

Segundo Augusto Marinho, são “processos antigos”, anteriores à sua eleição como presidente da Câmara de Ponte da Barca, pela primeira vez em 2017, escusando-se a pormenorizar por “envolver pessoas”.

Augusto Marinho, que concorre agora ao seu terceiro e último mandato, disse não ter ficado “surpreendido” com esta operação da PJ “a duas semanas e meia das eleições autárquicas de 12 de outubro”.

O autarca do PSD lamentou o ‘timing’ da operação, mas disse compreender que “são a instituições a funcionarem”.

Para Augusto Marinho, a investigação da PJ “é uma questão política”.

“Quando se quer chegar à presidência da câmara deve-se ter ideias. Esta não é a minha forma de estar na política. Não é a minha forma de estar na política e quero lamentar esta forma de se estar na política”, sublinhou.

Últimas do País

Os crimes de corrupção imputados ao antigo primeiro-ministro José Sócrates e outros três arguidos pelo financiamento da Caixa Geral de Depósitos (CGD) a Vale do Lobo poderão prescrever no primeiro semestre de 2026, informou hoje o tribunal.
O dermatologista que recebeu mais de 700 mil euros em três anos de cirurgias adicionais em Santa Maria marcou consulta para os seus pais sem referenciação prévia obrigatória e operou-os, recebendo mais de 5.500 euros.
A Web Summit regista um recorde de 71.386 participantes de 157 países, divulgou hoje a organização no seu 'site', adiantando que estão presentes 1.857 investidores de 86 países.
A pneumonia mata em média 16 pessoas por dia em Portugal, país que tem uma das mais elevadas taxas de mortalidade por pneumonia da Europa, alertou hoje a Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
O antigo primeiro-ministro e principal arguido no processo Operação Marquês tinha pedido à juíza do caso para acabar com o que chama de "degradante espetáculo" de ter um advogado que não escolheu.
Número de utentes sem acompanhamento volta a crescer em outubro, apesar do aumento das inscrições nos centros de saúde. Lisboa e Vale do Tejo continuam a liderar a lista negra, com quase um terço dos utentes sem médico atribuído. Governo promete reforço, mas falha persiste.
O Estado gastou cerca de 244 milhões de euros em análises clínicas em 2024, mais 4,1% face ao ano anterior, segundo a monitorização da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) que assinala um aumento da procura.
O Infarmed proibiu a exportação este mês de 60 medicamentos, entre os quais fármacos usados no tratamento dos cancros de bexiga e gástrico, esquizofrenia e transtorno bipolar, assim como algumas vacinas, revelou o regulador.
Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar sob avisos meteorológicos já a partir de hoje e pelo menos até ao fim do dia de quinta-feira, devido à depressão Claudia que vai trazer chuva, vento e agitação marítima.
A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) insistiu hoje no apelo à população para a doação de sangue para fazer face à diminuição das reservas abaixo do normal nos hospitais, nomeadamente de O+.