GNR com “dispositivo especial” de segurança para 13 de outubro em Fátima

A GNR vai ter, entre domingo e segunda-feira, um "dispositivo especial” de segurança em Fátima com um reforço do patrulhamento policial nas principais vias de acesso à cidade e garantir a segurança dos peregrinos, indicou hoje a corporação.

© D.R.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana avança que realiza por ocasião da peregrinação de 13 de outubro, a última deste ano, a ‘Operação Trindade 2025’ tendo em conta o significativo aglomerado de peregrinos no santuário de Fátima.

Esta operação vai contar com diversas valências da Guarda, nomeadamente meios do dispositivo territorial, de trânsito, da estrutura de investigação criminal, de patrulhamento ciclo e a cavalo, de ordem pública e operações especiais, inativação de explosivos e vigilância com recurso a ‘drones’ e sistema de videovigilância, avança a corporação.

A GNR indica que este ‘dispositivo especial’ tem como objetivo “garantir a segurança rodoviária e a fluidez de trânsito nos acessos a Fátima, a prevenção de ilícitos, incivilidades ou alterações da ordem pública” e manter “o clima de tranquilidade e segurança durante todo o evento, através de uma atuação de sensibilização e apoio aos peregrinos”.

Esta força de segurança relembra que, na zona do Santuário de Fátima e em toda a sua envolvência, haverá interdição temporária do espaço aéreo, pelo que não estão autorizados voos de ‘drones’.

A GNR recomenda aos peregrinos para que cheguem atempadamente para evitarem filas prolongadas, identifiquem, memorizem ou fotografem o local onde estaciona a viatura ou de desembarque do autocarro e não deixem pertences à vista no interior dos veículos.

Sugere ainda para que não deixem documentos pessoais nos veículos, transportem a carteira e o telemóvel em local próximo do corpo, evitem ter grandes quantias de dinheiro e que saída de Fátima, após o fim das cerimónias, seja calma e gradual, evitando momentos de maior afluência.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta segunda-feira, em Lisboa, um homem de 37 anos suspeito da prática de crimes de abuso sexual de crianças, alegadamente cometidos contra dois menores, de sete e 11 anos, em dezembro de 2025.
O Sistema de Entradas e de Saídas (EES) sofreu alterações técnicas e 24 militares da GNR reforçaram o controlo de passageiros. Teste servirá para fazer avaliação, voltando depois o EES a ser suspenso.
Dois idosos foram hoje transportados ao hospital depois de, juntamente com mais quatro pessoas, terem sido retiradas de um prédio, na rua da Picaria, no Porto, onde deflagrou um incêndio disse à Lusa fonte municipal.
Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada hoje pela Lusa.
Os cinemas portugueses registaram no ano passado 10,9 milhões de espectadores, uma quebra de 8,2% face a 2024, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual, que é o pior número desde 1996, sem contar com a pandemia.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu nos últimos seis anos 19.005 armas, destacando-se as pistolas (8.086), em operações especiais de prevenção criminal, informou hoje aquela força de segurança.
O Estado português pagou nos últimos nove anos cerca de 1,5 milhões de euros em indemnizações a reclusos detidos em celas consideradas desumanas e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) ainda tem mais de 850 queixas pendentes.
Enquanto o socorro médico não chegava, dois militares da GNR assumiram o controlo da situação e impediram uma tragédia. A rápida intervenção foi decisiva para salvar a vida de um homem em paragem cardiorrespiratória.
Onze distritos de Portugal continental vão estar na terça-feira sob aviso amarelo à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um incêndio que terá tido origem numa lareira consumiu hoje, totalmente, uma habitação em Vilarinho de Arcos, concelho de Montalegre, deixando desalojado um homem de 98 anos, revelou à Lusa fonte da GNR local.