Fundação do Prémio Booker lança galardão para literatura infantil

A fundação britânica que atribui os prémios Booker e Booker Internacional vai criar uma versão do prémio para obras de literatura infantil, anunciou hoje aquela entidade.

© D.R.

Em comunicado, a Fundação do Prémio Booker revelou que a primeira edição do prémio vai ser lançada no próximo ano para “celebrar a melhor ficção contemporânea para crianças entre 8 e 12 anos, escrita ou traduzida para inglês e publicada no Reino Unido e/ou na Irlanda”, o que significa que vai abranger autores a nível mundial, desde que traduzidos e publicados naqueles dois países.

O prémio vai ter o mesmo montante dos outros dois Booker, ou seja, 50 mil libras (43,6 mil euros), que serão repartidas entre autor e ilustrador ou entre autor e tradutor, caso se aplique.

O primeiro presidente do júri vai ser o escritor Frank Cottrell-Boyce, com o resto do júri a ser composto por adultos e crianças.

“O Prémio Booker para Crianças quer ser várias coisas em simultâneo: um prémio que defenda futuros clássicos escritos para crianças; uma intervenção social desenhada para inspirar mais jovens a ler; e uma semente a partir da qual esperamos que gerações futuras de leitores cresçam”, disse a presidente executiva da fundação, Gaby Wood, citada no mesmo comunicado.

As candidaturas para a primeira edição do prémio vão abrir na primavera de 2026 e os finalistas revelados em novembro do próximo ano. O livro vencedor será desvendado em fevereiro de 2027.

Últimas do País

As Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros enviaram à ministra da Saúde uma proposta conjunta para defender o reforço do modelo português de emergência médica, numa altura em que o Governo se prepara para substituir o presidente do INEM.
A Polícia Marítima apreendeu mais de duas dezenas de motas de água e material náutico suspeito no interior de um armazém, no concelho de Portimão, no distrito de Faro, foi hoje anunciado.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) suspendeu preventivamente um professor daquela instituição após tomar conhecimento de queixas de alunas que o acusam de importunação em redes sociais.
Parte do piso à entrada da Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, abateu hoje de manhã devido à chuva que se fez sentir, tendo uma viatura caído no buraco, informou fonte da Câmara Municipal de Leiria.
O helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sediado em Macedo de Cavaleiros funciona a partir de hoje 24 horas por dia, juntando-se aos de Évora e Loulé, anunciou hoje aquele organismo do Ministério da Saúde.
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) acusou hoje a SATA Holding de estar a "impedir o acesso" a "informação fundamental" para o futuro da Azores Airlines, em vez de "criar condições de negociação real".
A Infraestruturas de Portugal (IP) vai realizar um "levantamento técnico exaustivo" das necessidades da Estrada Nacional 2 (EN2), que liga Chaves a Faro, para melhorar as condições de segurança do traçado, revelou o Governo.
A HyperMetal, empresa que encomendou uma máquina para produzir motores de foguetões, projeto único na Europa e apoiado por fundos da UE, pode ver o investimento em risco devido ao projeto alternativo da linha de alta velocidade em Gaia.
Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão atrasar os relógios uma hora na próxima madrugada para que seja dado início ao horário de inverno.
O Governo aprovou a criação do novo sistema de acesso a consultas e cirurgias, que vai permitir aos doentes acompanharem a sua posição na lista de espera e escolherem o hospital onde querem ser atendidos.