Número de mortos pelas cheias no sul da Tailândia sobe para 145

O número de mortos pelas cheias no sul da Tailândia aumentou para 145, anunciou hoje um porta-voz do Governo tailandês numa conferência de imprensa, quando as chuvas também estão a provocar mortes nos países vizinhos.

© D.R.

“O número total nas províncias do sul atingiu as 145” mortes, disse Siripong Angkasakulkiat numa conferência de imprensa.

As autoridades tinham informado anteriormente 55 mortes nas inundações que atingem o país nos últimos dias.

A província de Songkhla foi a mais afetada, com 100 mortes. A principal morgue que recebe os corpos das vítimas das cheias no sul da Tailândia está lotada, disse hoje um representante do hospital em Songkhla.

Grande parte do sudeste asiático enfrenta inundações e deslizamentos de terra neste início da estação das chuvas.

O número de mortos pelas cheias e deslizamentos de terras que atingiram a grande ilha de Sumatra, na Indonésia, subiu para 84, anunciaram hoje as autoridades de resgate.

O vasto arquipélago no oeste da Indonésia, juntamente com os seus vizinhos Malásia e Tailândia, foi atingido por fortes chuvas nos últimos dias.

No Sri Lanka, o exército foi mobilizado hoje para auxiliar as vítimas das inundações e deslizamentos de terras que fizeram 56 mortos e 21 desaparecidos.

Helicópteros, barcos da marinha e veículos blindados de transporte de pessoal foram utilizados para retirar os residentes de áreas remotas da ilha, informou o Departamento de Gestão e Emergências (DMC).

Dos 56 mortos, 26 foram soterrados vivos por deslizamentos de terra no distrito central de Badulla, declarou o DMC, sublinhando ainda que 21 pessoas continuavam desaparecidas na hoje e 14 estavam hospitalizadas.

As fortes chuvas continuaram a atingir hoje a ilha, com algumas áreas a receberem até 360 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, disseram as autoridades.

Uma tempestade tropical, chamada “Ditwah”, varreu a região leste da ilha nas últimas 24 horas, provocando chuvas fortes em todo o país.

A tempestade deverá deslocar-se para norte e atingir o estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, até domingo.

Últimas do Mundo

O número de mortos pelas cheias no sul da Tailândia aumentou para 145, anunciou hoje um porta-voz do Governo tailandês numa conferência de imprensa, quando as chuvas também estão a provocar mortes nos países vizinhos.
Andriy Yermak, o homem mais poderoso depois do Presidente ucraniano, está a ser investigado por corrupção ligada à Energoatom. O NABU entrou esta sexta-feira na sua casa, abalando o núcleo duro do poder em plena guerra.
Pelo menos 128 pessoas morreram em consequência do incêndio que devastou um complexo residencial em Hong Kong na quarta-feira, de acordo com o balanço atualizado esta sexta-feira, 28 de novembro, pelas autoridades locais, que deram conta ainda da existência de 79 feridos.
Famílias imigrantes estão a viajar propositadamente para deixar adolescentes em instituições espanholas e aceder a benefícios públicos — um esquema que já envolve dezenas de casos e redes organizadas. O CHEGA avisa que Portugal “pode ser o próximo alvo” se não fechar urgentemente brechas legais semelhantes.
A Disney retirou pela primeira vez desde 2019 qualquer referência a “diversidade”, “equidade” ou “inclusão” dos seus relatórios oficiais, marcando um recuo histórico na estratégia ideológica que dominou a empresa nos últimos anos. Para o CHEGA, esta mudança demonstra que “o público está farto de propaganda disfarçada de entretenimento”.
A procuradora federal de Washington D.C. acusou hoje o suspeito do ataque contra dois agentes perto da Casa Branca de três crimes de tentativa de homicídio e um de posse ilegal de arma de fogo.
Pelo menos 75 pessoas morreram na sequência do incêndio que atingiu edifícios habitacionais em Hong Kong na noite de quarta-feira, segundo um novo balanço anunciado pelo porta-voz do Governo daquela região administrativa especial (RAEHK).
O Governo de Hong Kong anunciou hoje o lançamento de uma investigação anticorrupção, após o incêndio mais mortífero da história da cidade.
A ex-primeira-ministra do Bangladesh Sheikh Hasina, já condenada à morte pela repressão dos motins no país em 2024, foi sentenciada hoje a 21 anos de prisão em três processos de corrupção.
A idade da reforma em Portugal passará a ser de 68 anos, tornando-se a oitava mais elevada entre os 38 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), segundo um relatório hoje divulgado.